PUBLICIDADE

Europa

Sapatos são roubados de museu de campo de extermínio nazista

O roubo foi descoberto por um funcionário no último sábado

25 nov 2014 - 15h09
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Est&atilde;o expostos no museu milhares de sapatos de v&iacute;timas dos nazistas</p>
Estão expostos no museu milhares de sapatos de vítimas dos nazistas
Foto: Twitter

Oito sapatos de deportados foram roubados da exposição do museu do ex-campo nazista de extermínio de Majdanek, leste da Polônia, informou nesta terça-feira à AFP a porta-voz Agnieszka Kowalczyk-Nowak.

"O desaparecimento de sapatos foi constatado durante uma ronda de rotina de um funcionário do museu no sábado passado. O tecido que continha várias centenas de sapatos na barraca número 32 foi cortado", disse a porta-voz. "A polícia iniciou uma investigação", explicou Kowalczyk-Nowak.

"Nesta barraca, onde apenas os sapatos são expostos, o público pode perceber a dimensão dos crimes nazistas", indicou a porta-voz. Ali são expostos milhares de sapatos de vítimas dos nazistas do total de 280.000 que existem nos depósitos do museu, explicou a fonte.

Pelo campo de Majdanek passaram 150.000 pessoas, das quais 78.000 foram exterminadas, entre elas 60.000 judeus, indicou a fonte.

Em 2013, um gorro de prisioneiro roubado no museu havia sido colocado à venda no site de arremates e-Bay por uma soma de 1.750 dólares. Finalmente, as autoridades americanas recuperaram o gorro, que foi devolvido à Polônia.

Em 1989, um artista sueco roubou as cinzas das vítimas de um forno crematório.

O campo de Majdanek foi construído pela Alemanha nazista perto da cidade de Lublin em 1941 e funcionou até 1944.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade