PUBLICIDADE

Russos deixam Estação Espacial para instalar cabos de novo laboratório

16 ago 2013 - 19h55
(atualizado às 20h39)
Compartilhar

Dois cosmonautas russos saíram na sexta-feira da Estação Espacial Internacional para instalar cabos de energia e de dados para um novo laboratório russo de pesquisas, chamado Nauka, que deve chegar em dezembro.

Os engenheiros de voo Fyodor Yurchikhin e Alexander Misurkin abriram a escotilha da câmara de vedação Pirs às 11h36 (hora de Brasília), iniciando uma atividade que durou 7 horas e 29 minutos, a mais longa realizada por cosmonautas russos.

Os dois cosmonautas instalaram cabos entre os módulos russos Zarya e Poisk, e prenderam um painel de experimentos no lado de fora da Poisk, como parte de uma experiência que consiste em expor os materiais ao ambiente espacial.

Essa é a terceira de seis caminhadas espaciais que a Rússia planeja realizar neste ano.

A Estação Espacial um complexo de 100 bilhões de dólares mantido por 15 nações, paira cerca de 400 quilômetros acima da Terra, e tem tripulação permanente desde novembro de 2000.

(Reportagem de Irene Klotz)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade