PUBLICIDADE

Europa

Rússia proibirá adoções por casais estrangeiros homossexuais

Emenda restringindo adoções por estrangeiros à familias "tradicionais" será apresentada ao Parlamento na sua sessão de outono

1 jun 2013 - 16h04
(atualizado às 16h20)
Compartilhar
Exibir comentários

A Rússia proibirá que casais estrangeiros do mesmo sexo adotem crianças russas, disse uma autoridade neste sábado, destacando uma crescente disputa com o Ocidente sobre os direitos dos homossexuais no governo de Vladimir Putin.

Uma emenda restringindo adoções por estrangeiros à familias "tradicionais" será apresentada ao Parlamento na sua sessão de outono, disse Alexei Levchenko, porta-voz da vice-primeira-ministra Olga Golodets.

Putin disse em abril que a lei francesa aprovando o casamento homossexual vai contra os valores russos tradicionais e sinalizou que Moscou adotará medidas garantindo que casais gays estrangeiros não adotem órfãos russos.

A legislação russa prevê diversas exigências a pais adotivos do exterior, como renda suficiente e ficha criminal limpa. Entretanto, não menciona orientação social ou sobre casais do mesmo sexo.

Uma pesquisa do Levada Center, órgao independente, mostrou que 38% dos russos acreditam que gays precisam de tratamento médico e outros 13% disseram que deviam ser processados legalmente. Uma pesquisa feita em abril aponta que 85% se opõem ao casamento de pessoas do mesmo sexo.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade