PUBLICIDADE

Europa

Rússia precisa fortalecer Exército para se defender, diz Putin

20 jan 2015 - 16h29
Compartilhar

O presidente russo, Vladimir Putin, disse nesta terça-feira que a Rússia precisa fortalecer suas Forças Armadas para proteger sua soberania contra os "desafios" colocados por outros países que podem ameaçar Moscou.

O presidente russo, Vladimir Putin, participa de um fórum dedicado à sociedade civil em Moscou, na Rússia, em 15 de janeiro. 15/01/2015
O presidente russo, Vladimir Putin, participa de um fórum dedicado à sociedade civil em Moscou, na Rússia, em 15 de janeiro. 15/01/2015
Foto: Alexei Nikolsky / Reuters

Os comentários de Putin reforçam seu compromisso com um caro programa de modernização das Forças Armadas do país, que o Ministério das Finanças já sinalizou que ficará fora de qualquer corte orçamentário a ser realizado pelo governo por causa da atual crise econômica.

"Vamos continuar a fortalecer as nossas Forças Armadas e organizações militares como um todo ao torná-las modernas, móveis, bem equipadas e capazes de realizar sua tarefa principal: neutralizar riscos e ameaças políticas potenciais à segurança de nosso país", disse Putin durante reunião da comissão de indústria do país.

Putin não especificou quais seriam essas ameaças, mas a nova doutrina militar russa aponta a expansão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) como uma ameaça.

Putin também acusou os Estados Unidos de tentarem subjulgar a Rússia, culpou o Ocidente pela derrubada de um presidente pró-Moscou na Ucrânia no ano passado e disse que Washington incentivou protestos contra ele há três anos.

"Vemos o quanto outros países são abertos a respeito de suas reivindicações geopolíticas e como não hesitam em interferir abertamente nos assuntos de Estados independentes ao mesmo tempo em que expandem e melhoram ativamente seus arsenais militares", disse Putin.

"Eles gastam muitas vezes mais do que nós (em armas). Podemos e precisamos responder a este desafio."

(Reportagem de Darya Korsunskaya)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade