PUBLICIDADE

Europa

Rússia: incêndios estão sob controle, dizem autoridades

31 jul 2010 - 08h26
(atualizado às 08h49)
Compartilhar

O Ministério para Situações de Emergência da Rússia declarou hoje que a situação dos incêndios florestais, responsáveis por 30 mortes e a destruição de aldeias inteiras, estão sob controle. "Apesar das previsões (meteorológicas) adversas, a união de forças arregimentadas, a adoção de medidas de prevenção e o uso ativo da aviação do Ministério para Situações de Emergência permitiram controlar a situação", disse um porta-voz da pasta, citado pela agência oficial russa Itar-Tass.

Barco de passeio navega por canal de Moscou sob densa fumaça causada por incêndios florestais
Barco de passeio navega por canal de Moscou sob densa fumaça causada por incêndios florestais
Foto: AFP

O representante afirmou que 238 mil pessoas, 25 mil veículos e 16 aviões participam dos trabalhos de combate aos incêndios florestais e de proteção de aldeias e cidades. O ministro da Defesa russo, Anatoli Serdiukov, informou hoje ao presidente, Dmitri Medvedev, que os soldados se somaram à luta contra o fogo, como havia pedido na véspera o chefe do Estado.

Medvedev, que está em Sochi, balneário às margens do Mar Negro, pediu ao ministro da Defesa que adote medidas para impedir incêndios nas instalações militares. "Em relação às instalações é preciso estar atento porque são especialmente perigosas. É necessário impedir qualquer possível propagação do fogo", disse o chefe do Estado. Pelos dados do Ministério para Situações de Emergência, 787 novos incêndios florestais, de diversas magnitudes, foram registrados na Rússia nas últimas 24 horas, dos quais 387 foram sufocados.

Em todo o país atualmente existem 61 incêndios de grande magnitude, que afetam uma superfície superior a 65 mil hectares. Desde o começo do verão, marcado neste ano pela maior onda de calor na Rússia em mais de um século de observações meteorológicas, foram registradas no país mais de 23 mil focos de incêndios naturais, 17% a mais que em 2009, em uma superfície de 404 mil hectares.

A gravidade da seca e dos incêndios florestais obrigou às autoridades a declarar estado de emergência em 27 das 83 entidades que formam a Federação russa.

EFE   
Compartilhar
Publicidade