PUBLICIDADE

Europa

Rússia fez novo teste de míssil balístico, diz Pentágono

Ação aconteceu em meio às tensões relacionadas à Ucrânia. Segundo o porta-voz do Departamento de Defesa dos EUA, o tipo de míssil lançado pelos russos não foi identificado

15 abr 2014 - 17h54
(atualizado às 17h57)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Um m&iacute;ssil russo &quot;TOS-1 Buratino&quot; e lan&ccedil;ador de foguetes durante a &quot;R&uacute;ssia armamento Expo 2013&quot;, exposi&ccedil;&atilde;o internacional de armas, equipamento militar e muni&ccedil;&atilde;o (arquivo)</p>
Um míssil russo "TOS-1 Buratino" e lançador de foguetes durante a "Rússia armamento Expo 2013", exposição internacional de armas, equipamento militar e munição (arquivo)
Foto: International Business Times / Reprodução

A Rússia fez, na última segunda-feira, um novo teste de míssil balístico intercontinental (ICBM, na sigla em inglês), em plena escalada das tensões na Ucrânia, após ter informado os Estados Unidos em função dos acordos de desarmamento nuclear em vigor, anunciou o Pentágono nesta terça.

"Posso confirmar que os russos realizaram ontem um lançamento de teste de um ICBM", declarou o porta-voz do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, coronel Steven Warren.

Ucrânia x Rússia: Veja o poderio bélico dos dois países Ucrânia x Rússia: Veja o poderio bélico dos dois países

"O lançamento foi notificado previamente", dentro do disposto pelo Tratado de Redução de Armas Estratégicas (Start, na sigla em inglês), assinado em 2010 entre Washington e Moscou, acrescentou o porta-voz. Para ele, foi um "teste de rotina".

"Estados Unidos e Rússia testam regularmente seus ICBM e SLBM (mísseis estratégicos lançados de submarinos)", explicou.

O coronel Warren não especificou o tipo de míssil lançado pelos russos.

Em 4 de março, também após aviso prévio aos EUA, a Rússia fez um teste de ICBM do tipo Topol, capaz de transportar carga nuclear, da região de Astrakan, no sul do país.

Apesar das tensões bilaterais deflagradas com a situação na Ucrânia e na Crimeia e com a decisão americana de impor sanções a Moscou, ambos os países continuam cooperando em alguns terrenos militares e espaciais.

A Rússia permite, por exemplo, a passagem por seu território de comboios de transporte de armas e de materiais para as tropas americanas no Afeganistão.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade