PUBLICIDADE

Rússia diz que submarino 'misterioso' na Suécia é da Holanda

A Rússia foi acusada de ter enviado o submarino ao local, mas negou

20 out 2014 09h38
ver comentários
Publicidade
Navios suecos buscam suposto submarino estrangeiro
Navios suecos buscam suposto submarino estrangeiro
Foto: MARKO SAAVALA / AFP

O misterioso submarino detectado frente ao litoral de Estocolmo, que o exército sueco está procurando no Mar Báltico, é holandês, afirmou nesta segunda-feira uma fonte do ministério russo da Defesa, citada pela agência Interfax.

"Recomendamos (às autoridades suecas) que peçam informações ao comando das forças navais da Holanda", declarou a fonte ante as insinuações da imprensa sueca de que se trata de um submarino russo.

"É um submarino de propulsão diesel-elétrica holandês Bruinvis que, na semana passada, realizava exercícios, incluindo voltas de emergência à superfície, bem perto de Estocolmo", afirmou a fonte.

A embarcação atracou na sexta-feira no porto de Tallin, capital da Estônia, e provavelmente retomará sua rota hoje (segunda-feira)" ante de voltar à Holanda, afirmou ainda.

O exército sueco iniciou no sábado uma operação militar de envergadura com mais de 200 homens, barcos furtivos, draga-minas e helicópteros em uma zona do mar Báltico de cerca de 50 km, depois de informações que apontavam para uma "atividade submarina estrangeira" diante do litoral de Estocolmo e a publicação de uma foto de um "navio estrangeiro".

A Rússia desmentiu no domingo as informações da imprensa sueca segundo as quais as forças armadas suecas estavam atrás de um submarino russo avariado frente a Estocolmo.

"Não há qualquer situação irregular e ainda menos acidentes que envolvam navios russos", afirmou o ministério russo da Defesa em um comunicado.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Publicidade
Publicidade