PUBLICIDADE

Europa

Rússia deverá aceitar pedido de Snowden para prorrogar asilo

Resposta pode sair em uma semana; a autorização para o ex-funcionário da NSA ficar no país expira no mês que vem

11 jul 2014 - 11h09
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Snowden, que revelou uma rede global de espionagem dos Estados Unidos&nbsp;em 2013,&nbsp;est&aacute; na R&uacute;ssia&nbsp;h&aacute; quase um ano</p>
Snowden, que revelou uma rede global de espionagem dos Estados Unidos em 2013, está na Rússia há quase um ano
Foto: WIKILEAKS / AFP

O pedido de prorrogação do asilo na Rússia do ex-funcionário do serviço de inteligência americano Edward Snowden pode ser atendido dentro de uma semana, informou uma fonte do serviço de migração.

"A vida de Snowden continua em perigo e o Serviço Federal de Migração tem todas as bases para ampliar seu status", disse o presidente da Câmara Pública do serviço de migração, Vladimir Volokh, citado pela agência de notícias Interfax.

"O pedido pode ser examinado em uma semana", completou.

O advogado russo de Edward Snowden, Anatoli Kucherena, anunciou na quarta-feira que apresentou um pedido formal de prorrogação do asilo de seu cliente, que expira em agosto.

Kucherena não informou por quanto tempo Snowden deseja ampliar a estadia na Rússia.

Snowden está em território russo há quase um ano. Em 2013, ele revelou uma rede global de espionagem dos Estados Unidos.

O advogado Kucherena, apontado por muitos como uma pessoa próxima do Kremlin, ajudou Snowden a obter asilo político na Rússia e desde então atua como porta-voz do americano.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade