PUBLICIDADE

Europa

Rússia de livra dos incêndios perto da central nuclear

16 ago 2010 - 08h51
(atualizado às 08h58)
Compartilhar

As autoridades russas anunciaram nesta segunda-feira que os incêndios que ameaçavam o centro nuclear de Sarov, 500 km leste de Moscou, foram apagados.

Barco de passeio navega por canal de Moscou sob densa fumaça causada por incêndios florestais
Barco de passeio navega por canal de Moscou sob densa fumaça causada por incêndios florestais
Foto: AFP

Ao mesmo tempo, uma frente fria está entrando na Rússia pelo noroeste, e ameaça Moscou com violentas tempestades, depois dos incêndios que deixaram 54 mortos em todo o país e arrasaram quase um milhão de hectares desde o final de julho.

Segundo a célula de crise, milhares de bombeiros e militares mobilizados nos últimos dias para impedir a propagação do fogo para a central nuclear de Sarov apagaram os principais incêndios.

"As observações aéreas mostraram que a situação era, em seu conjunto, estável, e que tudo estava sob controle", declarou a célula de crise, citada pela agência Interfax.

"Não há focos no território de Sarov. Os incêndios que persistiam a sudeste do perímetro protegido (do centro nuclear) foram apagados", acrescentou a célula.

No entanto, outros incêndios continuavam causando estragos esta segunda-feira em cerca de 45 mil hectares.

Depois da onda de calor que desde o fim de julho atiçou os incêndios, a nova ameaça vem de uma frente fria que já causou danos importantes no noroeste do país, destruindo árvores e privando quase 100 mil habitantes de eletricidade.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade