PUBLICIDADE

Europa

Rússia convence Facebook a bloquear site de apoio a Navalny

Partidários do líder opositor criaram no Facebook uma página sobre o dia 15 de janeiro, data em que se espera o veredicto da ação contra Navalny

21 dez 2014 - 12h39
(atualizado às 13h25)
Compartilhar
Exibir comentários

As autoridades russas convenceram o Facebook a suspender uma página que convocava uma manifestação de apoio ao principal opositor ao governo, Alexei Navalny, despertando neste domingo a ira dos usuários da internet.

Partidários do líder opositor criaram no Facebook uma página sobre o dia 15 de janeiro, data em que se espera o veredicto da ação contra Navalny. Ele é acusado, ao lado do irmão, Oleg, de ter desviado 27 milhões de rublos (360.000 euros), em detrimento da empresa francesa Yves Rocher, o que poderá lhes custar até 10 anos de prisão.

O Serviço Federal russo de vigilância de comunicações, de tecnologias da informação e das comunicações (Roskomnadzor) indicou neste domingo que a página tinha sido bloqueada por ordem do procurador-geral.

A página, denominada "manifestação pública para debater sobre o veredicto", já recebeu mais de 12.000 assinaturas no momento de sua suspensão, e só poderá ser reaberta mediante um endereço IP não russo e unicamente por usuários que não sejam russos.

Navalny reagiu indignado em sua página do Facebook e afirmou que "se trata de um comportamento desagradável e surpreendente da parte do Facebook russo" que bloqueou páginas a raiz de uma "simples solicitação dos fraudadores do Roskomnadzor".

Os partidários de Navalny criaram rapidamente novas páginas e em algumas delas se denuncia a "censura" do Facebook.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade