PUBLICIDADE

Europa

Rússia cobra respostas da Otan sobre ações no Leste Europeu

Ministros de Relações Exteriores da Otan pediram planos para reforçar as defesas da Otan, esta semana

3 abr 2014 - 10h41
(atualizado às 10h47)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Ministro russo, Sergei Lavrov, em uma reunião, em Moscou, em 28 de março</p>
Ministro russo, Sergei Lavrov, em uma reunião, em Moscou, em 28 de março
Foto: Reuters

O chanceler russo, Sergei Lavrov, disse na quinta-feira que a Rússia espera respostas da Otan a respeito das suas atividades no Leste Europeu, depois que a aliança militar ocidental prometeu reforçar as defesas dos seus membros nessa região.

A anexação da região da Crimeia pela Rússia aprofundou aquela que é a pior crise entre Moscou e o Ocidente desde o fim da Guerra Fria, motivando temores entre nações da Europa oriental.

"Dirigimos questões à aliança militar do Atlântico Norte. Estamos não só esperando respostas, mas respostas que se baseiem totalmente no respeito pelas regras sobre as quais concordamos", disse Lavrov a jornalistas durante reunião com seu colega cazaque.

Saiba mais: Otan: incursão da Rússia na Ucrânia levaria de 3 a 5 dias

                   Otan suspende cooperação militar e civil com a Rússia

Ministros de Relações Exteriores da Otan determinaram, em reuniões nesta semana, que os comandantes militares devem traçar planos para reforçar as defesas da Otan, possivelmente incluindo medidas como o envio de soldados e equipamentos da Otan para aliados do Leste Europeu, a realização de mais exercícios, a prontidão de uma força de reação rápida e a revisão dos planos militares da aliança.

Estrategistas militares apresentarão propostas detalhadas dentro de algumas semanas, segundo um funcionário da Otan.

Respondendo a críticas sobre a presença de tropas russas ao longo da fronteira com a Ucrânia, Lavrov disse que a Rússia tem o direito de deslocar forças no seu próprio território, e que elas vão regressar a suas bases após concluir exercícios militares.

"É necessário desescalar a retórica que exagera o alvo e adentra no não razoável", afirmou.

&amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;quot;http://noticias.terra.com.br/mundo/ucrania-x-russia/&amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;quot;http://noticias.terra.com.br/mundo/ucrania-x-russia/&amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;gt;
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade