PUBLICIDADE

Rússia anuncia construção de ponte em direção à Crimeia

Projeto foi avaliado em US$ 3 bilhões: "nós precisamos de ponte para automóveis e trens", disse o presidente russo

19 mar 2014 12h59
ver comentários
Publicidade
<p>O presidente russo, Vladimir Putin, declarou constru&ccedil;&atilde;o de ponte entre R&uacute;ssia e Crimeia nesta quarta-feira</p>
O presidente russo, Vladimir Putin, declarou construção de ponte entre Rússia e Crimeia nesta quarta-feira
Foto: Michael Klimentyev / Reuters

A Rússia construirá uma ponte entre seu território e a península da Crimeia, anunciou nesta quarta-feira o presidente Vladimir Putin, e seu governo avaliou o projeto em 3 bilhões de dólares.

"Precisamos de uma ponte para os automóveis e para o trem", ressaltou Putin diante do Conselho de Ministros, segundo a agência Interfax.

A travessia do estreito de Kertch, que tem 4,5 km de distância em sua parte mais estreita, entre o mar de Azov e o mar Negro, a leste da Crimeia, é a única forma, além do avião, de chegar à península a partir do território russo sem passar pela Ucrânia.

Uma balsa une atualmente as duas margens. Os trens circulam pelo território ucraniano, indicou o ministro dos Transportes, Maxime Sokolov.

Ele afirmou que também estava sendo estudada a possibilidade de cavar um túnel.

Segundo o ministro, citado pela Interfax, o projeto conta com um orçamento total de 3 bilhões de dólares (2,16 bilhões de euros). Não foi informado quais estruturas estavam incluídas neste orçamento.

Uma autoridade local declarou no início do mês que o projeto de ponte terá 7,5 km de comprimento. O primeiro-ministro russo, Dimitri Medvedev, assinou um decreto ao confiar a gestão a um grupo público de BTP. O preço evocado na época era de 24 bilhões de rublos (470 milhões de euros).

A Crimeia, um território do sul da Ucrânia com maioria de língua russa, proclamou sua independência após a mudança de poder em Kiev, e aprovou com 97% dos votos em um referendo no domingo sua incorporação à Rússia, denunciada pelas potências ocidentais.

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://noticias.terra.com.br/mundo/ucrania-x-russia/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://noticias.terra.com.br/mundo/ucrania-x-russia/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;

O presidente Vladimir Putin assinou na terça-feira o tratado através do qual este território integra a Federação da Rússia.

Crimeia: milhares festejam retorno à Rússia com grande festa

&lt;a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/mundo/vladimir-putin/" data-cke-136-href="http://noticias.terra.com.br/mundo/vladimir-putin/"&gt;veja o infogr&aacute;fico&lt;/a&gt;

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Publicidade
Publicidade