PUBLICIDADE

Europa

Rússia alerta que apoio à Ucrânia pode levar a "catástrofe"

Rússia tem culpado os Estados Unidos e a Otan pela intensificação da violência no leste da Ucrânia

29 jan 2015 - 13h56
(atualizado às 14h20)
Compartilhar
Exibir comentários
Presidente russo, Vladimir Putin, em foto de arquivo. 15/01/2015
Presidente russo, Vladimir Putin, em foto de arquivo. 15/01/2015
Foto: Pavel Golovkin / Reuters

O enviado russo ao órgão de segurança europeu OSCE fez um apelo nesta quinta-feira aos Estados Unidos e à Europa para deixarem de apoiar o "partido da guerra" na Ucrânia, e alertou que pode haver uma "catástrofe", de acordo com a agência de notícias Interfax.

"Gostaria de fazer um apelo aos Estados que têm influenciado a liderança de Kiev, principalmente a Washington. É hora de parar de satisfazer o partido da guerra da Ucrânia", disse o enviado russo à OSCE, Andrei Kelin.

"Só uma grande catástrofe pode resultar de tais acontecimentos", acrescentou.

A Rússia tem culpado os Estados Unidos e a Otan pela intensificação da violência no leste da Ucrânia. O Ocidente acusa Moscou de fomentar a insurgência separatista pró-Rússia com armas e soldados.

Bombardeio causa mortes e desolação em cidade na Ucrânia:

O presidente russo, Vladimir Putin, disse nesta semana que o Exército da Ucrânia era uma legião da Otan enviada geopoliticamente para conter a Rússia.

Entenda a crise na Ucrânia Entenda a crise na Ucrânia

"É hora de parar de acobertar as ações desumanas (de Kiev), é inaceitável empurrá-los para a continuação da guerra no leste da Ucrânia", disse Kelin.

A Rússia nega as acusações de que envie dinheiro, armas e tropas para o leste da Ucrânia, onde uma rebelião pró-Rússia começou meses após a queda do presidente ucraniano apoiado por Moscou, Viktor Yanukovich, devido a protestos nas ruas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade