PUBLICIDADE

Mundo

Rússia aceita cooperar em escudo antimísseis da Otan

20 nov 2010 - 15h16
(atualizado às 17h57)
Compartilhar

A Rússia aceitou neste sábado cooperar no projeto de escudo antimísseis da Otan para proteger a Europa, anunciaram o secretário-geral da Aliança Atlântica e o presidente russo, destacando que ambas as partes concordam que não representam "uma ameaça mútua".

"Os países da Otan e a Rússia concordaram que enfrentam muitos desafios em relação à segurança e que não representam uma ameaça mútua", disse o secretário-geral da Aliança Atlântica, Anders Fogh Rasmussen, em uma coletiva de imprensa.

O presidente russo, Dimitri Medvedev, comemorou a reunião e disse que com ela o período de "relações tensas" com a Otan foi superado. "A cúpula Rússia-Otan se desenrolou dentro de uma atmosfera muito construtiva", disse o presidente russo à imprensa.

"Concordamos que existem muitos problemas sobre os quais podíamos cooperar com muito sucesso. Temos planos ambiciosos, trabalharemos em todas as questões, incluindo a defesa antimísseis europeia", afirmou Medvedev.

Porém, Medvedev condicionou a participação da Rússia a que essa colaboração se desenvolva "em pé de igualdade e com transparência". O líder russo disse que Moscou precisa analisar "o que será" esse sistema antimíssil, já que poderia "romper o equilíbrio".

A reunião bilateral foi a primeira desde o conflito de agosto de 2008 na Geórgia, cujo governo, aliado dos Estados Unidos, enfrentou durante cinco dias duas províncias separatistas apoiadas por Moscou.

Os líderes da Otan concordaram, na reunião realizada na sexta-feira e neste sábado, em criar um sistema de defesa antimísseis para proteger a Europa de ataques do exterior e convidaram a Rússia a participar deste projeto.

"Estou encantado que o presidente Medvedev tenha aceitado a oferta", disse Rasmussen.

Com informações das agências EFE e AFP

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade