PUBLICIDADE

Europa

Rio Moldávia atinge seu nível máximo em Praga em função das chuvas

4 jun 2013 - 08h13
Compartilhar

O rio Moldávia atingiu nesta terça-feira seu nível máximo em Praga, na República Tcheca, com 3.210 metros cúbicos de água por segundo, informaram nesta terça-feira as autoridades locais, que qualificaram a situação como "séria".

O normal para este rio são 150 metros cúbicos de água por segundo, embora na grave inundação do 2002 este índice chegou a 5.000 metros cúbicos, indicou o portal de notícias "Ceske Noviny".

A alta das águas subterrâneas está colocando em perigo a estrutura de vários edifícios históricos no centro antigo de Praga, um dos centros turísticos mais populares da Europa Central.

Pela mesma razão, várias estações de metrô do centro da capital foram fechadas.

O úmero de mortos registrado desde domingo já chegou a sete pessoas. A última vítima é uma mulher que morreu golpeada por uma árvore que caiu em um parque de Praga, informou a agência de notícias "CTK".

No restante do país cresce a preocupação e o nervosismo das autoridades, já que o nível das águas está apenas alguns centímetros mais baixo do que o registrado em 2002.

Segundo informa o jornal "Mlada Fronta Dnes", a região mais ameaçada agora é o norte de Boêmia, onde o rio Elba atingiu uma altura de 11,3 metros, com 4.150 metros cúbicos por segundo, 500 metros cúbicos a menos que em 2002.

Os bombeiros e outras equipes de resgate já evacuaram 10.000 pessoas de suas casas na região.

Desde o domingo, quase todo o país se encontra em estado de emergência e milhares de militares foram mobilizados.

EFE   
Compartilhar
Publicidade