PUBLICIDADE

Europa

Revista recebe proteção após publicar charges de Maomé nu

19 set 2012 - 10h59
(atualizado às 15h43)
Compartilhar

Uma revista francesa publicou nesta quarta-feira caricaturas que ridicularizam o profeta Maomé, mostrando-o nu, o que pode agravar a onda de protestos dos últimos dias no mundo islâmico por causa de um filme ofensivo ao fundador da religião muçulmana. Uma força policial está protegendo a sede da revista, cuja nova edição traz na capa a imagem de um judeu ortodoxo empurrando Maomé numa cadeira de rodas.

Revista satírica francesa publicou charge de Maomé
Revista satírica francesa publicou charge de Maomé
Foto: CHARLIE HEBDO / AFP

Veja imagens do polêmico filme anti-Islã
Origem de vídeo pivô de protestos é motivo de dúvidas e confusão
Filme polêmico põe EUA sob pressão no Egito, Líbia e Iêmen
Protestos, dia 1: egípcios rasgam bandeira dos EUA
Protestos, dia 2: embaixador dos EUA é morto na Líbia
Protestos, dia 3: embaixada dos EUA no Iêmen é cercada
Protestos, dia 4: fúria se espalha por África e Oriente Médio

O governo francês, que havia pedido ao semanário satírico Charlie Hebdo que não publicasse as caricaturas, disse que vai fechar escolas e embaixadas da França em 20 países na sexta-feira, tradicional dia de protestos muçulmanos. Nas páginas internas, várias caricaturas mostram o profeta nu. Uma delas, intitulada "Maomé: nasce uma estrela", mostra uma figura barbada, agachando-se para mostrar as nádegas e os genitais.

A reação inicial nos países islâmicos foi crítica. "É claro que isso irá enfurecer ainda mais as pessoas. Vai elevar tensões que já estão perigosamente elevadas", disse o xeque Nabil Rahim, influente clérigo salafista no Líbano. "Vamos tentar administrar as coisas e mantê-las pacíficas, mas essas coisas facilmente escapam ao controle. Temo que possamos ter mais ataques contra estrangeiros, e por isso desejo que eles não persistam nessas provocações."

No Egito, o político Essam Erian, dirigente interino do Partido Liberdade e Justiça, ligado à poderosa Irmandade Muçulmana, disse à Reuters: "Rejeitamos e condenamos os cartuns franceses que desonram o profeta, e condenamos qualquer ação que difame o que é sagrado para as crenças das pessoas."

Nos últimos meses, vêm circulando na Internet trechos de um filme produzido nos EUA que mostra Maomé como mulherengo, homossexual e abusador de crianças. Na semana passada, protestos contra esse filme semiamador começaram a tomar conta de países islâmicos, com manifestações diante de missões diplomáticas dos EUA e de outros países ocidentais. No caso mais grave, no dia 11, o embaixador americano na Líbia e três outros funcionários foram mortos durante uma invasão no consulado do país em Benghazi.

O caso foi parar na campanha eleitoral dos EUA, e motivou um debate internacional mais amplo sobre os limites da liberdade de expressão, da religião e do direito de ofender. Muitos muçulmanos consideram que qualquer representação do profeta Maomé é uma blasfêmia.

O editor do Charlie Hebdo e autor do cartum da capa, Stephane Charbonnier, defendeu a publicação. "Temos a impressão de que é oficialmente autorizado ao Charlie Hebdo atacar a ultradireita católica, mas não podemos tirar sarro de fundamentalistas islâmicos", afirmou ele à Reuters.

"Isso mostra o clima - todos estão guiados pelo medo, e é exatamente isso que deseja esse pequeno punhado de extremistas que não representa ninguém: deixar todos com medo, trancar todos nós numa caverna", disse Charbonnier. Ela previu que a edição terá grande procura, e que a tiragem habitual, de 35 mil exemplares, deve ser duplicada.

O chanceler da França, Laurent Fabius, criticou a revista pelo que considerou uma provocação. "Vimos o que aconteceu na semana passada na Líbia e em outros países, como o Afeganistão", afirmou ele a jornalistas. "Temos de pedir a todos que se comportem de forma responsável."

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade