PUBLICIDADE

Europa

Espanha resgata 34 imigrantes ilegais que viajavam em botes infláveis

11 ago 2013 - 09h43
(atualizado às 10h51)
Compartilhar
Exibir comentários
Equipes de resgate recolhem um dos botes nos quais o grupo tentava chegar à Espanha
Equipes de resgate recolhem um dos botes nos quais o grupo tentava chegar à Espanha
Foto: EFE

Os serviços de Salvamento Marítimo espanhóis resgataram neste domingo 34 imigrantes clandestinos subsaarianos no Estreito de Gibraltar quando tentavam chegar à costa do sul da Espanha em quatro pequenas embarcações. Um barco de Salvamento Marítimo resgatou 24 imigrantes que viajavam em três botes infláveis nas águas do estreito de Gibraltar, onde o forte vento dificulta as ações dos grupos de socorro, informou o Salvamento Marítimo. Outra embarcação de resgate interceptou um quarto barco no qual viajavam outros dez imigrantes, entre eles uma mulher.

Imigrantes ilegais são atendidos na sede da Cruz Vermelha
Imigrantes ilegais são atendidos na sede da Cruz Vermelha
Foto: EFE

Todos eles foram levados ao porto de Tarifa (Andaluzia, sul), onde foram atendidos por membros da Cruz Vermelha. Estes 34 imigrantes se somam aos cerca de 90 resgatados na véspera ao longo do dia quando tentavam chegar à Espanha em 14 embarcações.

Muitos imigrantes clandestinos da África subsaariana tentam regularmente chegar à Espanha a partir do Marrocos pelo mar, através do Estreito de Gibraltar, ou por terra, cruzando a fronteira com os enclaves norte-africanos espanhóis de Ceuta e Melilla, fronteiriços com o Marrocos. Em 2012, 3.804 imigrantes clandestinos chegaram à costa espanhola pelo mar, ou seja, 30% a menos que em 2011, segundo o ministério do Interior.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade