PUBLICIDADE

Papa Francisco

Vaticano reconhece segundo milagre de João Paulo II

18 jun 2013 - 14h58
Compartilhar

A comissão de teólogos da Congregação para a Causa dos Santos do Vaticano aprovou a atribuição de um segundo milagre ao beato João Paulo II, um passo importante para a sua canonização, indicaram nesta terça-feira fontes vaticanas.

Questionado pela AFP, o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, não quis confirmar a informação.

A decisão deve ser posteriormente confirmada por uma comissão de cardeais e autorizada por decreto pelo Papa Francisco, segundo o complexo processo de canonização.

Com a atribuição do segundo milagre ao Papa polonês, morto em 2005, se acelera o processo para a canonização que, segundo a imprensa italiana, deve acontecer em meados de outubro.

Em abril, os médicos do Vaticano reconheceram a cura inexplicável de uma mulher.

Uma comissão de sete médicos da Congregação para as Causas dos Santos validou a cura apresentada pelo monsenhor Slawomir Oder.

O processo canônico para que uma pessoa seja proclamada santa requer o reconhecimento por exame clínico de um milagre para a beatificação (efetiva desde maio de 2011 no caso de João Paulo II) e a confirmação de outro para a canonização.

Karol Wojtyla poderá ser canonizado até o final deste ano, o "Ano da Fé" lançado por seu sucessor Bento XVI.

Durante os funerais de João Paulo II, após 27 anos de pontificado, um dos mais longos da história, a multidão gritou "santo subito".

Bento XVI autorizou a análise de suas virtudes e de sua obra para que fosse declarado bem-aventurado.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade