PUBLICIDADE

Papa Francisco

Santa Sé e EUA assinam acordo para combater lavagem de dinheiro

7 mai 2013 - 19h40
(atualizado às 19h54)
Compartilhar

A Santa Sé e o Governo dos Estados Unidos fecharam nesta terça-feira em Washington um acordo de cooperação na luta contra a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo em nível global, informou o Vaticano.

O pacto foi assinado pelo diretor da Autoridade de Informação Financeira da Santa Sé e do Estado da Cidade do Vaticano (AIF), René Brülhart, e pela diretora do Financial Crimes Enforcement Network dos Estados Unidos (FinCEN), ligado ao departamento do Tesouro, Jennifer ShaskyCalvery.

Segundo comunicado emitido pelo Vaticano, o acordo fomentará a cooperação bilateral mediante a troca de informações no setor financeiro.

"Este é um claro sinal de como a Santa Sé e o Estado da Cidade do Vaticano estão assumindo muito seriamente a responsabilidade de combater a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo e de como nós estamos cooperando no mais alto nível", afirmou Brülhart.

"O Vaticano demonstrou ser um colaborador crível em nível internacional e que está se esforçando claramente na troca de informações para contrastar os fenômenos da lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo", acrescentou.

O Vaticano destacou na nota que a AIF, criada por Bento XVI em dezembro de 2010 e começou a funcionar em abril de 2011, está atualmente em permanente contato com organismos análogos de outros países e jurisdições, entre eles países europeus.

EFE   
Compartilhar
Publicidade