Papa Francisco

publicidade
11 de março de 2013 • 11h24 • atualizado em 09 de Setembro de 2013 às 14h09

Balcão da Basílica de São Pedro recebe cortinas para anúncio do novo papa

O Conclave que vai eleger o sucessor de Bento XVI começa amanhã

O novo papa aparecerá na Loggia Centrale momentos após a fumaça branca sair pela chaminé instalada na Capela Sistina
Foto: Rafael Belincanta / Especial para Terra

Nesta segunda-feira o balcão de onde o novo papa fará sua primeira aparição e concederá sua primeira bênção Urbi et Orbi (para a cidade e para o mundo) recebeu cortinas especiais para o dia da eleição.

Utilizando a escada magirus de um caminhão do corpo de bombeiros da Itália, empregados do Vaticano colocaram cortinas vermelhas no balcão central da fachada.

O novo papa aparecerá na Loggia Centrale momentos após a fumaça branca sair pela chaminé instalada na Capela Sistina. Contudo, por tradição, será esticado ainda na frente da sacada o antigo emblema de Bento XVI.

Após o fim da votação, será no balcão central da Basílica que o Cardeal Protodiácono, o francês Jean-Louis Pierre Tauran, dirá a famosa frase que anuncia o novo líder da Igreja Católica: “Habemus Papam”.

Cortinas são colocadas na sacada da Basílica de São PedroClique no link para iniciar o vídeo
Cortinas são colocadas na sacada da Basílica de São Pedro

A última Congregação Geral dos Cardeais terminou nesta segunda-feira por volta das 13h (9h de Brasília). Ainda nesta segunda-feira, às 17h30 (13h30 de Brasília), cerca de 90 pessoas envolvidas no Conclave prestarão o juramento de silêncio ao Camerlengo Tarcisio Bertone.

Nesta terça-feira será realizada a Missa para a Eleição do Romano Pontífice, na Basílica Vaticana. Uma das orações de intenção durante a missa será feita em língua portuguesa pelo jornalista gaúcho da Rádio Vaticano, Jackson Erpen.

Na parte da tarde os cardeais iniciam a procissão a partir da Capela Paulina em direção à Capela Sistina para o início do Conclave. Padre Federico Lombardi informa que os cardeais ainda “devem decidir se farão a primeira votação na tarde desta terça-feira”.

Os purpurados, como os cardeais são conhecidos, ficarão  isolados do mundo exterior até o final do Conclave. Eles só poderão ir da Casa Santa de Marta, onde ficarão hospedados, até a Capela Sistina, onde acontecerá a votação.

Visão geral da Basílica de São Pedro, com as cortinas para o anúncio do novo papa
Foto: Rafael Belincanta / Especial para Terra

 

<a data-cke-saved-href=" http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/renuncia-papa/iframe.htm" href=" http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/renuncia-papa/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Especial para Terra