PUBLICIDADE

Papa Francisco

Rituais da missa de entronização do Papa Francisco

18 mar 2013 - 11h52
(atualizado às 12h03)
Compartilhar

De um passeio pela Praça São Pedro no papamóvel até a missa de entronização, a seguir os passos que devem marcar na terça-feira o início oficial do pontificado do Papa Francisco como sucessor de Bento XVI:

- 08h45 (04h45 no horário de Brasília): o Papa deixará a residência Santa Marta, onde permaneceu durante o conclave e onde ainda está hospedado, até que seus aposentos papais estejam prontos.

- 08h50 (04h50): o primeiro Papa latino-americano passará pela Praça São Pedro em seu papamóvel para saudar os cerca de 200.000 fiéis e líderes mundiais esperados no local.

- 09H15 (05H15): O Papa e os cerca de 180 prelados, que celebrarão a missa ao seu lado, vão colocar suas roupas e paramentos litúrgicos.

- Acompanhado por patriarcas orientais, Francisco se recolherá no túmulo de São Pedro, o fundador da Igreja Católica, localizado sob a Basílica.

- Um diácono se encarregará de levar a caixa contendo o Pálio - a tira de pano que é usada sobre os ombros - e o anel do pescador, o símbolo do papado.

- O Papa, os patriarcas e os arcebispos (chefes das Igrejas católicas) seguirão em procissão pela Basílica até o altar cantando o Laudes Regiae, canto de aclamação do novo pontífice e de invocação do Cristo com uma ladainha dos Santos.

- O cardeal protodiácono, o francês Jean-Louis Tauran, colocará o pálio sobre os ombros do ex-cardeal Jorge Mario Bergoglio, o mesmo usado por Bento XVI.

- O decano do Colégio Cardinalício passará o anel do pescador para o dedo anelar da mão esquerda.

- 9h30 (5h30): equipado com os atributos papais, o novo Papa, que escolheu seu nome em referência a São Francisco de Assis, começará a celebrar a sua missa de entronização.

- Particularidades: o evangelho será cantado em grego, em referência à tradição oriental de ter uma liturgia em latim e grego. O Papa pronunciará uma homilia escrita previamente, mas poderá improvisar. Um trecho ("Tu es pastor ovium", tu és o pastor de minhas ovelhas) composta por Pierluigi da Palestrina (1524-1594) será cantado no momento do ofertório (antes da comunhão).

- 11H30 (8H30): ao final da missa, irá retirar sua vestimenta litúrgica para receber as delegações estrangeiras (132 delegações entre países e organizações internacionais, incluindo 31 chefes de Estado).

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade