PUBLICIDADE

Papa Francisco

Papa se reúne com presidente uruguaio e diz que ele é um 'homem sábio'

1 jun 2013 - 13h13
Compartilhar

O papa Francisco se encontrou neste sábado com o presidente uruguaio, José Mujica, e disse estar muito feliz por ter se reunido com um "homem sábio", segundo o porta-voz do Vaticano.

A reunião, que durou quase 45 minutos, foi a mais longa já concedida pelo Papa a um presidente, segundo o porta-voz do Vaticano, o padre Federico Lombardi.

Ambos têm em comum sua preocupação pelos mais desfavorecidos e suas advertências contra os males do capitalismo.

O presidente uruguaio, de 78 anos, foi acompanhado por uma pequena delegação.

"Encantado", disse o Papa a Mujica antes de se abraçarem, segundo os jornalistas autorizados a presenciar o início do encontro.

"Temos em comum um amigo que já não está aqui", lembrou o presidente uruguaio em referência a Alberto Methol Ferré, intelectual e teólogo uruguaio que faleceu em 2009. "Nos abriu a mente", contou Mujica. "Nos ajudou a pensar", respondeu o Papa.

Após o encontro, o presidente uruguaio presenteou o Papa com três estatuetas em estilo gaúcho e com um livro do próprio Alberto Methol Ferré e de Alver Metalli, "A América Latina no século XXI".

O papa Bergoglio, por sua vez, deu a Mujica uma cópia das conclusões da assembleia dos bispos latino-americanos reunida em Aparecida, no Brasil. "Pode procurar no índice e ler os temas que te interessarem", explicou.

Segundo um comunicado oficial do Vaticano, os dois falaram de "temas de interesse comum, como o desenvolvimento integral da pessoa, o respeito aos Direitos Humanos, a justiça e a paz social".

"No encontro não faltou a constatação da contribuição feita pela Igreja Católica no debate público sobre estas questões, assim como na paz internacional e no seu serviço a toda a sociedade, especialmente no âmbito assistencial e educativo", completou.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade