PUBLICIDADE

Papa Francisco

Papa recebe 20 mil casais no Dia de São Valentim

Casais de 25 países participaram da celebração inédita

14 fev 2014 - 10h41
(atualizado às 12h30)
Compartilhar
Exibir comentários
Papa recebe casal durante audiência especial para celebrar  o Dia de São Valentim, na Praça São Pedro, nesta sexta
Papa recebe casal durante audiência especial para celebrar o Dia de São Valentim, na Praça São Pedro, nesta sexta
Foto: Reuters

Vinte mil casais se reuniram nesta sexta-feira, 14, na Praça de São Pedro sob um sol brilhante, convidados pelo Papa Francisco para celebrar o seu compromisso no casamento, por ocasião do Dia de São Valentim (Dia dos Namorados).

O Conselho Pontifício para a Família, que propôs esta iniciativa inédita ao Papa, chamada de "A alegria do sim para sempre", surpreendeu a todos pela participação em massa: mais de 20.000 casais de 25 países.

Os inscritos são casais que seguem a preparação para o matrimônio católico. Cada casal recebeu uma pequena almofada de seda branca em que foram impressas os símbolos do Vaticano e a assinatura de Francisco.

Em meio à multidão, alguns casais afirmaram viver juntos há certo tempo, mas que encorajados pela mensagem do Papa Francisco decidiram formalizar o compromisso do casamento. Outros vieram por acaso.

Papa Francisco se junta à multidão depois de missa e testemunho de casais, na Praça São Pedro
Papa Francisco se junta à multidão depois de missa e testemunho de casais, na Praça São Pedro
Foto: Reuters

"O sucesso da iniciativa mostra que há uma juventude que vai contra a corrente e que deseja que o seu amor dure para sempre, mesmo que o mundo moderno não acredite na duração dos relacionamentos", declarou o presidente do Conselho Pontifício, o italiano Vincenzo Paglia, ao dar as boas vindas à multidão.

A presença em massa dos casais reflete a mensagem enviada pelo Papa Francisco aos dois milhões de católicos reunidos durante a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, em julho de 2013: "Há quem diga que o casamento está ultrapassado (...) Que não vale a pena se comprometer por toda uma vida. Eu peço a vocês que sejam revolucionários, que sigam contra a corrente: sim, nós nos rebelamos contra a cultura do temporário!"

Após a realização de uma missa e do testemunho de alguns casais, o Papa deve juntou-se à multidão.

Na Antiguidade, os romanos comemoravam a Lupercalia, um festival pagão dedicado ao grande amor e à fertilidade. Para contrariar esta celebração, o Papa Gelásio I decidiu em 495 marcar mais solenemente o São Valentim, o santo padroeiro dos namorados.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade