PUBLICIDADE

Papa Francisco

Papa Francisco pode publicar sua primeira encíclica este ano

25 abr 2013 - 17h19
(atualizado às 18h10)
Compartilhar

O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, não descartou nesta quinta-feira a hipótese do papa Francisco publicar a sua primeira encíclica antes do fim do ano, depois de ressaltar que Bento XVI já tinha recolhido material para um texto que tinha previsto escrever devido ao atual Ano da Fé.

Lombardi fez esta manifestação em um encontro com a imprensa, no qual disse também que Bento XVI se mudará no final de abril ou no inicio de maio, "como estava previsto", para o mosteiro Mater Ecclesiae, no interior do Vaticano.

Desde o dia 28 de fevereiro, dia de sua renúncia ao Pontificado, Bento XVI vive na residência dos papas de Castel Gandolfo, a 30 quilômetros ao sul de Roma.

O papa Francisco, por enquanto, continuará morando na Casa Santa Marta.

"Está muito bem ali", disse Lombardi, quando lhe perguntaram qual a data que o pontífice será transferido para o apartamento do Palácio Apostólico.

Lombardi disse que a decisão de permanecer na Casa Santa Marta "não é definitiva".

Durante o encontro com os jornalistas, na sede da Imprensa Estrangeira de Roma, Lombardi também disse que a agenda de viagens do papa Francisco para este ano inclui a visita ao Rio de Janeiro, no mês de julho para participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), e talvez uma visita a Assis, no centro da Itália, a cidade de San Francisco.

O porta-voz afirmou que a única viagem confirmada é a do Rio de Janeiro, mas que também é "verossímil" a visita a Assis, "segundo as informações que tenho".

Nas últimas semanas foi confirmado que o papa Francisco iria em dezembro a seu país natal, Argentina.

O embaixador argentino para a Santa Sé, Juan Pablo Cafiero, disse no último dia 17 de abril à rede de televisão italiana "SkyTG24", após ser perguntado sobre quando o pontífice poderia visitar a Argentina, que "achava" que seria em dezembro.

"Dezembro é um mês especial, já que é seu aniversário (completará 77 anos). É um momento muito feliz para ele, para sua família e para todos os argentinos", afirmou então o embaixador.

EFE   
Compartilhar
Publicidade