PUBLICIDADE

Papa Francisco

Papa Francisco nega ser marxista

15 dez 2013 - 14h56
(atualizado às 15h00)
Compartilhar

O papa Francisco disse conhecer muitos "bons" marxistas, mas negou que ele próprio seja comunista, depois das reclamações de conservadores americanos às críticas que o pontífice fez ao capitalismo selvagem.

"A ideologia marxista é errada. Mas na minha vida eu encontrei muitos marxistas que eram boas pessoas, então não me senti ofendido", disse o Papa em uma entrevista publicada neste domingo no jornal italiano La Stampa.

Ele disse que a condenação que fez à desigualdade causada pelo sistema econômico global não pretendia ser uma análise de especialista e que foi apenas uma reiteração da doutrina social da Igreja Católica.

"Isto não significa ser um marxista", afirmou.

O apresentador de rádio americano Rush Limbaugh rotulou como "marxismo puro" um texto publicado pelo Papa no mês passado, no qual ele alertou que um sistema econômico injusto "mata" e alertou que o capitalismo sem controle era "uma nova tirania".

A crítica do Papa, que testemunhou os efeitos de um colapso econômico devastador em sua Argentina natal, foi repetida por membros do movimento conservador 'Tea Party' e pelo canal de televisão americana Fox News.

O Sumo Pontífice é um conservador moderado e foi um crítico feroz do movimento eclesiástico de inspiração esquerdista Teologia da Libertação na América Latina, embora tenha parecido recentemente se reconciliar com seus líderes.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade