PUBLICIDADE

Papa Francisco

Papa Francisco deve viajar apenas para o Brasil em 2013

24 abr 2013 - 15h16
(atualizado às 15h38)
Compartilhar
Exibir comentários

A única viagem ao exterior prevista do papa Francisco este ano será ao Brasil, onde participará das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) em julho, anunciou nesta quarta-feira o porta-voz do Sumo Pontífice, padre Federico Lombardi, que descartou uma viagem à Argentina. "Peço que não esperem outras viagens este ano", assegurou Lombardi, após afirmar:"Não acho que vá à Argentina este ano".

Em um encontro com jornalistas na sede da imprensa estrangeira em Roma, Lombardi contou que o Papa recebeu convites de diversos países, mas que, por enquanto, tem programada apenas uma viagem ao Brasil para as Jornadas Mundiais da Juventude, de 23 a 28 de julho no Rio de Janeiro.

Lombardi não descarta que Francisco apresente este ano sua primeira encíclica, que será inspirada naquela que estava sendo preparada por seu antecessor, Bento XVI, sobre fé e razão. "A elaboração deste texto estava muito adiantada", disse o religioso, que foi encarregado do gabinete de imprensa do pontífice alemão até a sua renúncia, em 28 de fevereiro.

Segundo Lombardi, o papa emérito Bento XVI deve ir "no final de abril ou nos primeiros dias de maio" da residência de verão de Castel Gandolfo, nas imediações de Roma, para um mosteiro dentro dos jardins do Vaticano.

Lombardi disse também que o papa Francisco "se sente bem" na atual residência de Santa Marta, onde está hospedado, e que, por enquanto, "não parece que quer mudar" para o amplo e elegante apartamento papal, no palácio apostólico. "Mas não é uma decisão definitiva", comentou.

O religioso jesuíta reconheceu que a decisão de Francisco de viver no hotel para os cardeais do Vaticano gera problemas de organização para as pessoas que trabalham com ele.

Francisco reside em um apartamento no segundo andar da residência Santa Marta, com janelas voltadas para a parte interna do Vaticano, e durante o dia se desloca para seu quarto privado no palácio apostólico, entre mármores e tapetes, na tarde retorna para seu alojamento simples.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade