PUBLICIDADE

Papa Francisco

Papa Francisco decide passar o verão no Vaticano

6 jun 2013 - 11h34
Compartilhar

O papa Francisco rompeu com mais uma tradição papal nesta quinta-feira, ao revelar que não vai passar o verão no palácio luxuoso de Castelgandolfo, local que recebeu papas ao longo dos séculos e que era um retiro adorado por seu antecessor Bento.

O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, disse que Francisco vai permanecer na Cidade do Vaticano durante o verão, apesar do calor geralmente sufocante em Roma.

Ele permanecerá no Domus Santa Marta, uma residência moderna ao estilo de um hotel, onde está morando desde sua eleição como papa em março, em vez de optar pelos espaçosos e régios apartamentos papais.

Milhões de pessoas atingidas pela recessão na Itália devem tomar uma decisão semelhante no verão deste ano. Dados oficiais do mês passado mostraram que um em cada dois italianos não foi capaz de pagar por uma semana de férias fora de casa em 2012.

O ex-cardeal Jorge Bergoglio, da Argentina, estabeleceu um tom humilde para seu papado. Ele disse desejar que os 1,2 bilhão de católicos do mundo se concentrem em ajudar os pobres e se tornem mais austeros.

O papa vai visitar Castelgandolfo, que fica numa região de montanhas ao sul de Roma, para fazer a bênção dominical em 14 de julho, disse Lombardi. Francisco vai visitar o Brasil no final do mês, em sua primeira viagem ao exterior como pontífice.

Bento, o primeiro papa a abdicar em 600 anos, gostava de passar os verões em Castelgandolfo e também optou por passar os primeiros meses de sua aposentadoria no local, que possui jardins exuberantes, uma fazenda e uma vista deslumbrante.

(Reportagem de Catherine Hornby)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade