0

Papa escolhe a misericórdia como tema da JMJ em Cracóvia

7 nov 2013
14h50

A misericórdia, palavra-chave do pontificado de Francisco, foi escolhida como tema da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) católica prevista para julho de 2016 em Cracóvia, anunciou o Vaticano nesta quinta-feira.

A JMJ é realizada anualmente, mas apenas uma vez a cada dois ou três anos elas têm a participação do Papa, como aconteceu em julho deste ano, no Rio de Janeiro.

"Francisco escolheu três temas para as próximas três edições das jornadas mundiais, que marcam as etapas de preparação espiritual, que, no espaço de três anos, vão levar à celebração internacional prevista para Cracóvia (Polônia), em julho de 2016", explica um comunicado da Santa Sé.

O Vaticano informou que a pobreza espiritual, outro tema caro ao Papa argentino, será o tema da edição de 2014. Jovens católicos serão convocados a meditar sobre a bondade de Jesus, em seu "Sermão da Montanha" narrado pelo evangelista Mateus: "Bem-aventurados os pobres em espírito, porque o reino dos céus é deles".

Em 2015, eles meditarão sobre a pureza do coração: "Bem-aventurados os puros de coração, porque eles verão a Deus".

Finalmente em 2016, em Cracóvia, o tema de reflexão será: "Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia".

O Vaticano lembrou que o Papa havia pedido no Rio de Janeiro que a juventude "lesse as bem-aventuranças para que fossem colocadas em prática na vida".

O tema da "misericórdia" - a possibilidade de o homem se reconciliar consigo mesmo, com os outros e com Deus, pedindo perdão - é o cerne da mensagem do Papa Francisco desde sua eleição, em março.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 

compartilhe

publicidade
publicidade