PUBLICIDADE

Papa Francisco

Papa comemora aniversário com nova "família" e moradores de rua

17 dez 2013 - 13h59
(atualizado às 14h03)
Compartilhar

O papa Francisco escolheu ficar nesta terça-feira, quando completa 77 anos, ao lado de sua nova "família", os funcionários da Casa de Santa Marta, residência onde vive, e os convidou para sua missa matinal, à qual também compareceram quatro moradores de rua de um bairro próximo ao Vaticano.

"Singeleza e oração", com essas palavras a Rádio Vaticano resumiu o dia do aniversário do papa.

Não houve celebrações especiais hoje, já que, como lembrou o porta-voz do escritório de imprensa, Federico Lombardi, no Vaticano se celebra o onomástico, ou seja, no caso de Jorge Mario Bergoglio, o dia de São Jorge, e não o seu aniversário.

No entanto, o pontífice quis passar a manhã com as pessoas da Santa Marta e com os mais necessitados, quatro moradores de rua que foram escolhidos pelo esmoler do papa, o polonês Konrad Krajewski, que em muitas noites sai do Vaticano para levar ajuda aos pobres.

Entre os presentes na missa matutina estavam o decano do colégio cardinalício, Angelo Sodano, que celebrou a eucaristia; o secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin, e também Krajewski.

No final da missa, o diretor da Casa de Santa Marta, Battista Ricca, convidou os presentes para cantar "parabéns" ao pontífice. Em seguida, todos os presentes foram ao refeitório da Santa Marta para comer junto com Francisco. O dia do papa continuou sem atos especiais previstos.

Também não haverá bolo de aniversário. Contudo, no último sábado, o papa soprou 77 velas de um bolo dado por um grupo de crianças na visita que fez ao hospital pediátrico do Vaticano.

O site oficial da Santa Sé montou uma homenagem com um álbum virtual com 32 páginas com fotos e mensagens ditas por Francisco durante o seu pontificado. Ao abrir a página, uma grande imagem de Francisco surge e, nela, aparece destacado: "A ternura de Deus expressa-se nos sinais".

O Centro Televisivo do Vaticano publicou um breve vídeo de homenagem ao papa "vindo desde quase o fim do mundo", lembram.

Em um minuto e 45 segundos, a televisão da Santa Sé exibe as imagens mais significativas, desde a fumaça branca em 13 de março à lavagem dos pés de menores infratores na Casal del Marmo, os beijos nas crianças, o abraço com o papa emérito Bento XVI e a coroa de flores jogada ao mar durante a visita que fez à ilha de Lampedusa para lembrar a morte dos imigrantes.

Diversas cartas, de todas as partes do mundo, chegaram ao Vaticano com mensagens de felicitação para Jorge Mario Bergoglio.

Durante todo o dia todo de amanhã, movimentos eclesiásticos, associações de jovens e várias comunidades de fiéis realizarão orações na Igreja de San Lorenzo in Piscibus, Roma, promovida pelos chamados "Papa Boys" (termo usado para descrever os jovens que participam das manifestações da Igreja Católica) sob o lema "#FelicidadesFrancisco".

A iniciativa quer a participação dos jovens de qualquer parte do mundo. A ideia é que se unam à reza a partir das próprias paróquias e, inclusive, em casas, para celebrar o aniversário do pontífice.

Além disso, uma delegação do San Lorenzo, time de futebol do papa, tinha a intenção de visitá-lo hoje, após a recente conquista do título do Torneio Inicial do Campeonato Argentino. Contudo, por não ter sido combinado com antecedência, o Vaticano não confirmou quando o encontro acontecerá.

EFE   
Compartilhar
Publicidade