PUBLICIDADE

SP: organizador de viagens do Papa visita santuário de Aparecida

24 abr 2013 - 18h07
(atualizado às 19h49)
Compartilhar
Exibir comentários

O organizador das viagens do papa Francisco visitou nesta quarta-feira a cidade de Aparecida (SP), a 170 quilômetros de São Paulo, onde fica o maior santuário católico do País, informaram fontes da Igreja. O Pontífice passará pelo local durante sua viagem ao Brasil em julho, quando participará da Jornada Mundial da Juventude.

Alberto Gasbarri, o responsável pela organização das viagens internacionais do Papa, se reuniu na manhã desta quarta-feira com o arcebispo de Aparecida, Raymundo Damasceno, e com autoridades locais, segundo os organizadores da Jornada Mundial da Juventude. Gasbarri iniciou na terça-feira uma visita ao Brasil para definir os detalhes ainda pendentes da participação do papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada no Rio de Janeiro entre 23 e 28 de julho.

A possível viagem até Aparecida não estava prevista pelos organizadores quando planejavam a visita do ex-papa Bento XVI, mas foi incluída na agenda após o cardeal argentino Jorge Bergoglio ser escolhido como novo Pontífice. Após um encontro com o Papa no Vaticano, ocorrido no mês passado, a presidente Dilma Rousseff disse que Francisco aceitou seu convite para visitar também a cidade de Aparecida durante sua estadia no País.

O Santuário de Nossa Senhora Aparecida é um dos maiores e mais visitados do mundo, por se tratar da padroeira do Brasil, país com maior número de católicos no planeta. Segundo o comunicado dos organizadores da JMJ, "Aparecida é um local de significado especial para o sumo pontífice" e foi visitada por Bergoglio em 2007, quando a cidade foi sede da V Conferência do Episcopado Latino-americano e do Caribe (Celam).

De acordo com os organizadores da Jornada Mundial da Juventude, a agenda completa da passagem do papa Francisco pelo Brasil será anunciada no dia 7 de maio. A previsão é de que o Papa se junte aos atos centrais da Jornada Mundial da Juventude, entre 25 e 28 de maio, participando de uma cerimônia de recepção do Pontífice, uma Via-Sacra por Copacabana, uma vigília e a missa de encerramento.

Outras possíveis atividades do Papa foram abordadas durante as reuniões que Alberto Gasbarri participou, ao lado do arcebispo do Rio de Janeiro, Orani João Tempesta; do núncio apostólico no Brasil, Giovanni d'Aniello, e de representantes da política brasileira.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade