PUBLICIDADE

Papa Francisco

ONU acusa Vaticano de proteger padres pedófilos

5 fev 2014 - 12h11
(atualizado às 12h16)
Compartilhar

Um relatório da ONU não economizou na linguagem forte ao acusar o Vaticano nesta quarta-feira de "sistematicamente" adotar políticas que permitiram o abuso sexual de menores por membros do clero, incluindo medidas para "proteger" os religiosos das consequências de seus crimes.

O Comitê da ONU sobre Direitos da Criança expressou "consternação" com a recusa da Santa Sé em reconhecer a extensão dos crimes cometidos, e pediu que o Estado católico abra seus arquivos para revelar os crimes.

A chefe do órgão, Kirsten Sandberg, disse que o Vaticano continua violando a Convenção da ONU para os direitos das crianças "porque não fez o que precisa ser feito".

"A Santa Sé adotou políticas e práticas que levaram a abusos contínuos e à impunidade dos agressores. A Santa Sé repetidamente colocou a reputação da Igreja e a proteção dos agressores acima dos interesses das crianças", afirmou Sandberg.

"Em suas conclusões, o comitê sobre esse tema destacou a prática de mobilidade dos agressores. Estes eram mudados de transferidos de paróquias para paróquias quando as coisas eram reveladas, o que ainda põe as crianças em muitos países em alto risco de abuso sexual."

Para o comitê da ONU, a Igreja deve "remover imediatamente" todos os padres suspeitos de abusos ou que comprovadamente praticaram abusos.

Medidas

O Vaticano disse à BBC que emitirá um comunicado escrito em resposta ao relatório da ONU.

A sede do governo papal estabeleceu uma comissão para combater o abuso de crianças dentro da Igreja.

Barbara Blaine, porta-voz da associação de vítimas Snap, disse à BBC que não vê "nenhuma ação sendo tomada pelo papa Francisco ou sua administração" para proteger as crianças que ainda correm o risco de serem exploradas por religiosos.

Em dezembro, a Santa Sé rejeitou um pedido da ONU por informações a respeito dos abusos, alegando que só transfere esse tipo de informação a outros países no contexto de investigações judiciais.

"Temos recomendações bem concretas que (o Vaticano) deveria seguir, entre elas, de proteção e compensação das vítimas. Além de cooperar com as autoridades policiais em outros países", afirmou Sandberg.

"Quando às vítimas, elas precisam de medidas de reintegração, proteção; precisam de compensação monetária e na forma de medidas que possam ajudá-las hoje", disse.

O documento também criticou a Igreja Católica por suas posições quanto à homossexualidade, a contracepção e o aborto.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade