PUBLICIDADE

Papa Francisco

"O Senhor me chama a subir ao monte", diz Papa em última bênção

Bento XVI vai deixar o comando da Igreja Católica no dia 28 de fevereiro

24 fev 2013 - 08h04
(atualizado às 11h23)
Compartilhar
Exibir comentários

Domingo histórico na Praça São Pedro. Ao meio-dia em ponto (horário local) Bento XVI saudou o público naquela que foi a última oração do Ângelus de seu pontificado. Desde cedo, muitos fiéis já aguardavam o Papa, entre eles representantes da comunidade brasileira em Roma e na Itália.

Com a voz marcada pela emoção e interrompido pelos aplausos, o Papa declarou: "Neste momento de minha vida sinto que a palavra de Deus está dirigida a mim. O Senhor me chama a subir ao monte, a dedicar-me ainda mais à oração e à meditação".  

"É mais, se Deus me pede isso, é porque eu poderei continuar servindo com as mesmas condições e o mesmo amor com o qual o fiz até agora, mas de um modo mais adequado à minha idade e às minhas forças", afirmou. O Papa foi interrompido várias vezes por aplausos da multidão durante sua mensagem aos fiéis.

Casal de Videira (SC) acompanha o Ângelus
Casal de Videira (SC) acompanha o Ângelus
Foto: Rafael Belicanta / Especial para Terra
Brasileiros acompanharam despedida

Germânia da Silva mora em Roma desde 1985. Acompanhou de perto o pontificado de João Paulo II e de Bento XVI. Ela se diz preocupada com o futuro da Igreja. “Esse período de sucessão é difícil, não se sabe como será. (O novo papa) terá que ter pulso firme”, disse.

Uma grande faixa chamava a atenção em meio à multidão. “Obrigado Santo Padre”, escrito em italiano. Essa foi a forma que a Comunidade Shalom encontrou para agradecer Bento XVI. Aliás, foi ele que, no ano passado, assinou o reconhecimento pontifício da Comunidade Shalom, nascida em Fortaleza (CE).

“Bento XVI representa muito para a Shalom, ele confirmou a comunidade que nasceu com João Paulo II”, reiterou Padre João Chagas, coordenador do escritório internacional da Shalom.

Por outro lado, há quem esteja em Roma de passagem e aproveita para saudar Bento XVI ou, ao menos, participar do momento histórico, como disse o casal Carla Barnabé e Valmir Fuck, de Jaraguá do Sul (SC). “Prolongamos nossa estadia em Roma para participar dessa celebração. Esperamos que o próximo papa seja mais carismático”, contou ao Terra.

De Santa Catarina também veio o casal Marco Aurélio Farias e Cristina Mengato. Turistas, viram na televisão que neste domingo o papa conduziria o seu último Ângelus. “Soubemos ontem e viemos. Nunca imaginamos estar aqui hoje. Esperamos que o novo papa traga renovação e resolva os problemas da Igreja”, ressaltou Marco Aurélio.

Este domingo marca o início de uma semana intensa. Na quarta-feira, Bento XVI fará sua última aparição pública na Praça São Pedro durante a audiência geral. É previsto, como normalmente acontece, um passeio entre os fiéis com o papa-móvel.

No último Ângelus, Papa deixa mensagem em português:

Renúncia

Na quinta-feira, o Papa se reúne com os cardeais pela manhã e, às 17h, parte de helicóptero para Castel Gandolfo, onde fica a residência de verão dos papas. Bento XVI deve permanecer ali por cerca de dois meses antes de voltar ao Vaticano para viver no monastério que está sendo reformado para ele. Ainda na quinta-feira, às 20h locais tem início a Sé Vacante.

De acordo com a Santa Sé, quase 200 mil pessoas eram esperadas à última audiência dominical, durante a qual Bento XVI rezou o Ângelus na janela de seus aposentos no palácio apostólico. As autoridades de Roma aprovaram um sistema especial de vigilância na praça e mobilizaram milhares de policiais. Além disso, atiradores foram posicionados em locais chaves.

Com informações adicionais de agências internacionais

<a data-cke-saved-href=" http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/renuncia-papa/iframe.htm" href=" http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/renuncia-papa/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade