PUBLICIDADE

Papa Francisco

Líderes católicos no Brasil comentam sobre novo papa

13 mar 2013 - 18h42
(atualizado às 18h59)
Compartilhar
Exibir comentários
<p><span style="color: rgb(71, 66, 58); font-size: 12px; font-weight: bold; line-height: 16px;">Novo papa, Francisco, aparece na Basília de São Pedro, no Vaticano</span></p>
Novo papa, Francisco, aparece na Basília de São Pedro, no Vaticano
Foto: Getty Images

O cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio foi escolhido como novo papa nesta quarta-feira para liderar a Igreja Apostólica Romana, no segundo dia de votação na Capela Sistina, no Vaticano. Bergoglio escolheu ser chamado de Francisco.

Veja abaixo declarações sobre a escolha do novo papa no Brasil:

Dom Leonardo Steiner, secretário-geral da CNBB:

"Nós estamos felizes, satisfeitos, já por termos um novo papa, e a escolha de um latino-americano vem mostrar que a Igreja se abre, ela está voltada para toda a Igreja, não é mais uma Igreja só voltada para a Europa."

"Se fosse um brasileiro também ficaríamos contentes, mas estamos muito contentes e o nome que ele escolheu também é muito significativo. Francisco de Assis já ajuda a mostrar um pouquinho como ele vê seu serviço como bispo de Roma."

"É um homem muito simples, muito próximo ao povo e nós pudemos perceber isso no gesto, no momento que pediu a oração de todos e se inclinou na direção de todos."

Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro:

"Isso demonstra que a Igreja está olhando para o continente latino-americano. O papa que viria seria o papa de todos nós, independente da nacionalidade. Já se ouvia muito em Roma que era preciso se voltar para... América Latina. Esse sinal foi dado."

Dom Tarcísio Scaramussa, bispo auxiliar de São Paulo, em nota:

"A partir de hoje, Pedro à frente da Igreja Católica Apostólica Romana, é Francisco. Cabe a ele, agora, conduzir a Igreja -barca de Pedro- pelas águas agitadas do atual contexto social, político, cultural, econômico e religioso, com renovado ardor missionário no compromisso vivo e eficaz no anúncio do evangelho de Jesus Cristo."

"Cantamos um hino de louvor a Deus também porque em seus desígnios quis que à frente da Igreja tivesse um papa latino-americano."

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade