PUBLICIDADE

JMJ, uma herança de João Paulo II

15 jul 2013 - 12h58
Compartilhar

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), um evento organizado pela Igreja Católica com jovens de todo o mundo ao redor da figura do Papa, deverá reunir no Rio de Janeiro quase dois milhões de católicos de 23 a 28 de julho.

A iniciativa foi lançada em 1986 por João Paulo II, que no início de seu pontificado, em 1978, aos 58 anos, quando estava em plena forma física, convidou os joves de todo o mundo a participar nas atividades da Igreja, recebendo assim o apelido de "papa dos jovens".

Até sua morte em 2005, doente e esgotado, cultivou relações privilegiadas com as novas gerações.

A JMJ, que acontece a cada dois ou três anos, assumiu o formato de uma reunião internacional. Jovens de todo o mundo se reúnem na cidade indicada pelo Papa para compartilhar a fé e meditar sobre a mensagem escolhida para cada ocasião, em um evento que alguns chamam de "Woodstock dos católicos".

Depois da edição celebrada em Roma em 1986, a JMJ aconteceu em Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (Espanha, 1989), Czestochowa (Polônia, 1991), Denver (Estados Unidos, 1993), Manila (Filipinas, 1995), Paris (França, 1997), Roma (Itália, 2000), Toronto (Canadá, 2002), Colonia (Alemanha, 2005), Sydney (Austrália, 2008) e Madri (Espanha, 2011).

Os jovens protagonistas da festa da fé no Brasil se reunirão este ano com o lema "Ide e fazei discípulos entre todas as nações".

A presença do Papa Francisco, o primeiro pontífice latino-americano, no Brasil deve contribuir para rejuvenescer e revitalizar e o catolicismo, fortemente desacreditado após uma série de escândalos nos últimos anos.

Depois da morte em 2005 do carismático João Paulo II, alguns católicos chegaram a pensar que o encontro com a juventude perderia força.

Mas as edições presididas por Bento XVI reuniram milhares de católicos, apesar de seu estilo reservado e tímido.

O Brasil tem 123 milhões de católicos em uma população de 194 milhões.

O Papa concederá a indulgência plenária aos participantes da JMJ.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
TAGS
Publicidade