PUBLICIDADE

Papa Francisco

Fiéis acompanham última missa de Cinzas do Papa Bento XVI

13 fev 2013 - 17h20
(atualizado às 18h23)
Compartilhar
Exibir comentários
Mulher reza diante de um dos telões durante o início da noite fria em São Pedro
Mulher reza diante de um dos telões durante o início da noite fria em São Pedro
Foto: Rafael Belincanta / Especial para Terra

Uma longa salva de palmas marcou o final da Missa da Quarta-feira de Cinzas, no início da noite desta quarta-feira, na Basílica de São Pedro, última celebração do pontificado de Bento XVI. Do lado de fora, muitos fiéis que não conseguiram espaço na Basílica acompanharam a missa por telões colocados em pontos diferentes da Praça São Pedro.

O casal de Belo Horizonte (MG), Diego Pedra e Gisele Costa, que passa férias na Itália estava na Praça São Pedro. “Foi uma surpresa”, disse Diego. “Soubemos pela internet da renúncia do Papa”, acrescentou Gisele. Diego disse ainda que não sentiu muita comoção. “Na verdade, foi quando visitamos o túmulo de João Paulo II que o coração bateu mais forte”.

Papa diz que deixa posto "pelo bem da Igreja":

Outro casal brasileiro de passagem por Roma, Thiago Botelho e Mariana Storck, também soube da notícia pela internet quando chegou à capital italiana, na segunda-feira, dia do anúncio de Bento XVI. Mariana é protestante, Thiago católico não praticante. Entretanto, para ambos estar em Roma nesses dias será inesquecível. “É um momento histórico”, afirmou Thiago.

Ainda durante a missa desta quarta-feira, o Secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcísio Bertone, fez um pronunciamento no qual “agradeceu o caminho percorrido pela Igreja Católica sob a guia de Bento XVI”.

Pela manhã, Joseph Ratzinger recebeu em audiência geral - a penúltima de seu pontificado e primeira após anunciar sua renúncia - milhares de fiéis do mundo inteiro. Dia 27, um dia antes da data anunciada para seu afastamento, o Papa conduzirá a última audiência, que será seu último compromisso como bispo de Roma.

Muitos brasileiros estiveram presentes na audiência desta manhã. Um grupo de Porto Alegre se destacou. Eles ouviram o Papa, que fez um resumo de sua catequese também em língua portuguesa, reiterar a decisão de deixar a Cátedra de Pedro.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade