PUBLICIDADE

Papa Francisco

Em sua última audiência, papa Bento XVI lembra desafios e superação

Em audiência histórica no Vaticano, Bento XVI afirmou que a decisão de renunciar foi tomada "não para o meu bem, mas para o bem da Igreja"

27 fev 2013 - 06h52
(atualizado em 4/12/2013 às 14h51)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>A bordo de seu tradicional papamóvel, Bento XVI saúda fiéis reunidos na Praça São Pedro antes de comandar a última audiência geral de seu Pontificado</p>
A bordo de seu tradicional papamóvel, Bento XVI saúda fiéis reunidos na Praça São Pedro antes de comandar a última audiência geral de seu Pontificado
Foto: AFP

Pouco depois das 10h30 (6h30 de Brasília) desta quarta-feira, Bento XVI entrou na Praça São Pedro para presidir uma audiência histórica diante de 150 mil pessoas presentes no Vaticano para homenagear o primeiro papa que renuncia em sete séculos de história. O Pontíficie percorreu a praça no papamóvel para ficar mais próximo de fiéis de todos os cantos do mundo, que o saudaram com canções e cartazes enquanto tremulavam bandeiras de vários países. Depois, conduziu a tradicional audiência pública das quartas-feiras, na qual lembrou os desafios do pontificado. Foi a última e de número 348 dos quase oito anos que ficou à frente do ministério Petrino. 

O Papa iniciou sua fala, em italiano, agradecendo à multidão reunida para se despedir dele. "Estou comovido, vejo a Igreja viva", disse. Logo no início, ele lembrou o desafio que foi colocado à sua frente ao ser escolhido Sumo Pontífice em 2005. "No dia 19 de abril de 2005, quando abracei o ministério petrino, disse ao Senhor: 'É um peso grande que colocais nos meus ombros. Mas, se me pedes, confiando na vossa palavra, lançarei as redes, seguro de que me guiareis'", disse. "E, nestes quase oito anos, sempre senti que, na barca, está o Senhor, e sempre soube que a barca da Igreja não é minha, não é nossa, mas do Senhor".

"Sentindo que as minhas forças tinham diminuído, pedi a Deus com insistência que me iluminasse com a sua luz para tomar a decisão mais justa, não para o meu bem, mas para o bem da Igreja", disse Bento XVI, falando sobre sua decisão de renunciar ao Pontificado. "Dei este passo com plena consciência da sua gravidade e inovação, mas com uma profunda serenidade de espírito".

Bento XVI afirmou que, apesar de deixar suas atividades oficiais, seguirá acompanhando o caminho da Igreja. "Não estou abandonando a cruz, mas permaneço de maneira nova perto do Senhor Crucificado". 

Bento XVI beija bebê durante o trajeto do papamóvel
Bento XVI beija bebê durante o trajeto do papamóvel
Foto: AP

Bento XVI também fez uma possível referência aos escândalos que envolveram a Igreja durante o seu Pontificado. "O Senhor nos deu muitos dias de sol e ligeira brisa, dias nos quais a pesca foi abundante. Mas também momentos nos quais as águas estiveram muito agitadas e o vento contrário, como em toda a história da Igreja, e o Senhor parecia dormir", disse o Papa. Contudo, na sequência, Bento XVI disse que se sentiu como São Pedro com os apóstolos na barca no lago da Galiléia e que sempre soube que o Senhor estava no comando da barca.

Ele concluiu pedindo aos fiéis que rezem pelos cardeais que vão escolher o novo papa e pelo seu sucessor. Após encerrar sua fala em italiano, ele repetiu o pronunciamento, o dividindo em trechos lidos em línguas diferentes.

Em português, Bento XVI fala a fiéis pela última vez como Papa:

Se dirigindo especificamente aos fiéis de língua portuguesa, disse: "Amados peregrinos de língua portuguesa, agradeço-vos o respeito e a compreensão com que acolhestes a minha decisão. Continuarei a acompanhar o caminho da Igreja, na oração e na reflexão, com a mesma dedicação ao Senhor que vivi até agora e quero viver sempre".

Papamóvel para e Bento XVI abençoa crianças durante audiência:

A estimativa inicial da Santa Sé aponta que cerca de 150 mil pessoas, incluindo muitos cardeais, bispos e personalidades, acompanham a última bênção de quarta-feira, a de número 348 de seu pontificado, iniciado em abril de 2005. Estima-se que mais de 5,1 milhões de pessoas acompanharam as audiências do Papa nesse período. 

Terminada a leitura de seu pronunciamento, iniciou-se um período de orações e, posteriormente, Bento XVI retornou ao papamóvel e fez seu último desfile de saudação aos fiéis. 

Com informações adicionais de agências internacionais

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/renuncia-papa/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/renuncia-papa/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade