PUBLICIDADE

Papa Francisco

Em carta, Cristina Kirchner deseja "tarefa frutífera" a novo papa

13 mar 2013 - 17h56
(atualizado às 19h05)
Compartilhar
Exibir comentários

A presidente argentina, Cristina Kirchner, saudou nesta quarta-feira a designação de Jorge Bergoglio como o novo papa Francisco I e lhe desejou um "frutífero trabalho pastoral". O catolicismo é a religião majoritária da Argentina, seguida por cerca de 75% da população, segundo a instituição religiosa.

"É nosso desejo que tenha, ao assumir a condução e guia da Igreja, um frutífero trabalho pastoral desempenhando tão grandes responsabilidades em prol da justiça, da igualdade, da fraternidade e da paz da Humanidade", indicou a breve carta de Kirchner, de religião católica, mas mantém uma fria relação com o cardeal primado de Argentina.

O momento de maior tensão entre Bergoglio e Kirchner ocorreu em julho de 2010, quando o Congresso argentino aprovou o casamento gay, tornando a Argentina o primeiro país latino-americano a mudar suas leis nesse tema. Dois anos depois, Bergoglio, arcebispo de Buenos Aires, também questionou a aprovação da lei de identidade de gênero que autoriza travestis e transexuais a registrar dados como o sexo escolhido, iniciativa também apoiada pelo governo.

Confira a carta de Cristina Kirchner na íntegra:

Buenos Aires, 13 de março de 2013

Vossa santidade Francisco,

Em meu nome, em nome do governo argentino e em representação de todo o povo de nosso país, quero saudá-lo e expressar minhas felicitações pelo resultado que o elegeu como novo pontífice da Igreja.

É nosso desejo que tenha, ao assumir a condução e a guia da Igreja, uma frutífera tarefa pastoral, desempenhando tão grandes responsabilidades em prol da justiça, da igualdade e da fraternidade e da paz na humanidade.

Faço chegar a Vossa Santidade minha consideração e meu respeito.

Cristina Fernandez de Kirchner

<a data-cke-saved-href=" http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/raio-x-vaticano/iframe.htm" href=" http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/raio-x-vaticano/iframe.htm">veja o infográfico</a>
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade