PUBLICIDADE

Papa Francisco

Em 1ª aparição após anúncio, Bento XVI diz que sai pelo bem da Igreja

13 fev 2013 - 08h10
(atualizado às 15h35)
Compartilhar
Exibir comentários
O papa Bento XVi saúda os fiéis presentes no Salão Paulo VI para a audiência geral desta quarta-feira, no Vaticano
O papa Bento XVi saúda os fiéis presentes no Salão Paulo VI para a audiência geral desta quarta-feira, no Vaticano
Foto: AFP

Com uma aparência cansada mas serena, Bento XVI recebeu uma saudação calorosa no salão de audiências do Vaticano, nesta quarta-feira, durante uma de suas últimas aparições públicas antes do fim do mês, quando vai se tornar o primeiro papa a renunciar em séculos. Na sua fala, o Papa voltou a dizer que vai deixar o cargo "pelo bem da Igreja".

Diante de uma multidão de cerca de 8 mil pessoas que o aplaudia na sala Paulo VI do Vaticano, o Papa de 85 anos justificou novamente a decisão. "Queridos irmãos e irmãs, como sabem, decidi renunciar ao Ministério que o Senhor me confiou em 19 de abril 2005. O fiz em plena liberdade para o bem da Igreja, após ter orado longamente e após examinar minha consciência perante Deus", disse.

Papa diz que deixa posto "pelo bem da Igreja":

O Papa acrescentou que é "consciente da importância do fato, mas também consciente de não ser capaz de cumprir o Ministério petrino com a força física e o espírito necessários". "Me apoia e me ilumina a certeza de que a Igreja é de Cristo, o que nunca deixará faltar sua orientação e seu cuidado. Obrigada a todos pelo amor e a oração com que me acompanharam. Continuem orando pelo papa e pela Igreja", concluiu.

Os milhares de presentes responderam com uma grande salva de aplausos. Muitos tinham lágrimas nos olhos. Outros tantos levavam cartazes. Um deles dizia: "Obrigado, santidade".

Bento XVI entrou na sala Paulo VI às 7h44 (horário de Brasília), sozinho e seguido a vários metros por seu secretário-pessoal, Georg Ganswein. Sorrindo, ele respondeu com as mãos às mensagens de carinho dos presentes.

O Papa abriu a audiência com o breve texto em que explicou aos fiéis os motivos que o levaram a renunciar. Posteriormente, ele começou normalmente a audiência, que hoje versava sobre o início da quaresma. 

Ainda nesta quarta-feira, o Papa vai celebrar a missa da Quarta-Feira de Cinzas na Basílica de São Pedro, em vez de numa igreja menor de Roma onde estava prevista, para que mais pessoas possam comparecer.

<a data-cke-saved-href=" http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/renuncia-papa/iframe.htm" href=" http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/renuncia-papa/iframe.htm">veja o infográfico</a>

Com informações das agências AFP e Reuters

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade