Papa Francisco

publicidade
27 de fevereiro de 2013 • 09h42 • atualizado às 09h46

Discurso do Papa emociona fiéis brasileiros no Vaticano

Emerson Lombardi, de Belo Horizonte, acompanhou a audiência de Bento XVI
Foto: Rafael Belincanta / Especial para Terra
  • Direto da Cidade do Vaticano
 

Emocionados com as palavras de Bento XVI em sua última audiência. Essa foi a resposta quase unânime dos brasileiros que deixavam a Praça São Pedro.

Emerson Lombardi, de Belo Horizonte, mora em Roma há quatro meses, além de ter sentido uma grande emoção “espera que a escolha do novo Papa seja inspirada por Deus”.

Maria Regina Damásio, do Rio de Janeiro, relatou que a “cerimônia foi simples como tem que ser e que percebeu o Papa muito sereno e tranquilo com sua decisão”.

Laila Albonigal, da Argentina, ainda estava com a bandeira em mãos ao deixar a Praça. “Foram palavras profundas e muito significativas pelo peso da decisão”, disse.

Frei Evilásio de Andrade e Frei Rafael Pinheiro, ambos de Brasília afirmaram que “a decisão do Papa foi um exemplo de humildade ao reconhecer o limite de suas forças”.

Irmã Zélia Ramires levou a bandeira do Brasil para a Praça São Pedro
Foto: Rafael Belincanta / Especial para Terra

Irmã Zélia Ramires, que mora em Roma, ainda desfilava com a bandeira do Brasil quando foi abordada. “Cheguei às 7h. Estava bem na frente. Vimos o Papa de muito perto. É um ato de humildade muito grande aquele do Papa”.

Simone Craveiro e Edson Pessoa, de Maceió (AL) estavam de férias na Europa e fizeram questão de participar da audiência. Simone disse que “Bento XVI poderá ser um conselheiro do próximo Papa”.

A audiência desta quarta-feira foi a última aparição pública em massa de Bento XVI, que renunciou à liderança da Igreja Católica após menos de oito anos. Amanhã, ele muda-se para uma residência de campo em Castel Gandolfo, onde viverá antes de abrigar-se definitivamente em um mosteiro.

<a data-cke-saved-href=" http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/raio-x-vaticano/iframe.htm" href=" http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/raio-x-vaticano/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Terra Terra