PUBLICIDADE

Papa Francisco

Diretor-geral e vice-diretor do Banco do Vaticano renunciam

1 jul 2013 - 15h49
(atualizado às 16h42)
Compartilhar
Exibir comentários

O diretor-geral do Instituto para as Obras de Religião (IOR), conhecido como Banco do Vaticano, Paolo Cipriani, e o vice-diretor, Massimo Tulli, apresentaram sua renúncia, informou nesta segunda-feira o Vaticano.

A renúncia de ambos, que foi aceita pela Comissão de Cardeais e pela direção da superintendência, acontece após a detenção na sexta-feira passada do alto prelado Nunzio Scarano, acusado de fraude e corrupção em uma investigação sobre as supostas irregularidades da instituição bancária vaticana. Ele é suspeito de desviar 20 milhões de euros da Suíça para a Itália.

O presidente do banco, Ernst von Freyberg, assumirá o posto como diretor interino e será criada uma nova posição de diretor de risco para melhorar a área de cumprimento com regulações financeiras. No mais recente de uma série de golpes ao banco do Vaticano, Scarano, 61, foi preso na sexta-feira com um agente do serviço secreto e um operador financeiro.

Os três são acusados de conspirar para enviar 20 milhões de euros em dinheiro da Suíça para a Itália, na cidade de Salerno, ao sul, onde Scarano está sob investigação separada por suspeita de lavagem de dinheiro. A notícia da renúncia de dois importantes executivos do Banco do Vaticano surge apenas dias após o papa Francisco ter criado uma comissão especial de inquérito para se familiarizar com problemas de longa data do banco.

Com informações da EFE e da Reuters.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade