PUBLICIDADE

Papa Francisco

Decisão pegou todos de surpresa, afirma porta-voz do Vaticano

11 fev 2013 - 09h44
(atualizado às 13h39)
Compartilhar
Exibir comentários
O padre Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano, concede entrevista sobre a renúncia do papa Bento XVI
O padre Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano, concede entrevista sobre a renúncia do papa Bento XVI
Foto: AFP

O porta-voz do Vaticano disse, em entrevista coletiva concedida nesta segunda-feira, que todos "foram pegos de surpresa" com a decisão do papa Bento XVI, inclusive seus assistentes mais próximos.

O padre Federico Lombardi disse que o Papa deve continuar em "total comando" da Igreja até as 19h (17h de Brasília) do dia 28 de fevereiro. 

Na coletiva, Lombardi salientou que a possibilidade da renúncia papal está prevista no Cânone 332 e que deve ser tomada por uma decisão pessoal após reflexão. Ele afirmou que a decisão de Bento XVI não está relacionada com dificuldades em seu papado.

O porta-voz disse que a decisão do Papa não foi tomada por uma doença específica, meramente pela idade avançada. Ele também descartou que Bento XVI sofresse de depressão ou de incertezas sobre o seu pontificado. 

Ele especulou que o Papa possa ter desejado renunciar para evitar o calendário exaustivo dos preparativos para a Páscoa. 

O porta-voz disse que o novo Conclave para eleger um novo Papa deverá ser realizado em algum ponto de março, antes do final do mês. Bento XVI não irá participar da escolha, segundo Lombardi.

O porta-voz também anunciou Bento XVI deve ir a residência papal de verão, nas proximidades de Roma, após sua renúncia entrar em efeito. Posteriormente, o Papa deve retornar ao Vaticano para morar em uma residência reclusa. Lombardi disse que o Sumo Pontífice deve agora se dedicar a oração, a escrever e ao estudo. 

A decisão da renúncia de Bento XVI foi anunciada nesta segunda-feira pelo próprio Sumo Pontífice, primeiro aos cardeais do Vaticano em reunião privada e posteriormente em um comunicado. 

O Papa alegou motivos de saúde para tomar sua decisão. Ele disse não estar em condições adequadas para cumprir suas funções. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade