PUBLICIDADE

Papa Francisco

Comissão apresenta ao papa suas conclusões sobre banco do Vaticano

18 fev 2014 - 14h26
Compartilhar

Uma comissão que avalia o banco do Vaticano fez um relato sobre as suas conclusões ao papa e a cardeais nesta terça-feira, antes que o papa decida o que fazer com a instituição que há décadas cria constrangimentos para a Santa Sé.

A comissão, formada pelo papa Francisco em junho, fez um relato de três horas ao papa e aos oito cardeais do conselho que o assessora na reforma da administração do Vaticano.

Depois da reunião, o padre Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano, afirmou que não havia sido tomada nenhuma decisão sobre o futuro do banco.

Ele disse que a comissão fez um relato "amplo e detalhado" da história e da situação atual do banco, além de oferecer "possíveis indicações" sobre o futuro da instituição.

Lombardi não entrou em detalhes. "Estamos esperando as indicações do papa", declarou.

O papa não descartou simplesmente fechar o banco se ele não puder ser reformado e disse querer que o Vaticano siga o padrão internacional de transparência financeira. O banco do Vaticano se envolveu em escândalos nas últimas décadas.

Fala-se que um novo ministério poderia ser criado no Vaticano para lidar com temas financeiros, que hoje estão sob a responsabilidade do banco e de outros departamentos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade