PUBLICIDADE

Papa Francisco

Cardeal escocês acusado de cometer atos impróprios renuncia

25 fev 2013 - 08h37
(atualizado às 10h05)
Compartilhar
Exibir comentários
Imagem de arquivo exibe o cardeal britânico Keith O'Brien em 2005
Imagem de arquivo exibe o cardeal britânico Keith O'Brien em 2005
Foto: AFP

O cardeal católico Keith O'Brien anunciou nesta segunda-feira sua renúncia como arcebispo de St. Andrews e Edimburgo após ter sido acusado de "comportamento inadequado" contra outros religiosos na década de 1980, informou a emissora pública BBC.

O'Brien, 74 anos, era o membro mais velho da Igreja Católica no Reino Unido e seria o único representante britânico no conclave para escolher o novo papa após a recente renúncia de Bento XVI.

"Não desejo que a atenção midiática em Roma seja centrada em mim, mas no papa Bento XVI e em seu sucessor", explicou hoje O'Brien ao divulgar sua renúncia, efetiva a partir de hoje, em comunicado divulgado pela Igreja Católica escocesa.

Apesar de negar as denúncias de comportamento inadequado, ele reconheceu que teve fracassos durante seu ministério. "Levando em conta meus anos de ministério, agradeço a Deus por todo o bem que pude fazer. Por meus fracassos, peço perdão a todos os que ofendi", disse ele.

O papa Bento XVI aceitou a renúncia por "motivos de idade" do cardeal, informou hoje o Vaticano. A saída, paralela à de outro cardeal de baixa por doença, deixará um total de 115 cardeais à frente da eleição do novo pontífice dos 117 que tinham direito a voto.

A renúncia de O'Brien do arcebispado acontece depois que a informação de que três sacerdotes e um ex-sacerdote emitiram uma queixa perante o Vaticano pela suposta conduta indevida que realizou durante anos com a outros religiosos vazou neste domingo.

As acusações partem de sacerdotes e seminaristas que supostamente foram vítimas da conduta indevida do cardeal quando se encontravam sob a tutela do religioso durante a década dos 1980, segundo o dominical britânico The Observer.

Um dos quatro religiosos denunciantes relatou este domingo que abandonou o sacerdócio quando O'Brien foi nomeado bispo para "preservar sua própria integridade". O ex-religioso explicou que o clérigo foi seu "diretor espiritual" quando era seminarista com 20 anos e que as aproximações "impróprias" de O'Brien com ele, após realizar suas orações noturnas, lhe causaram depressão e mudanças em sua personalidade.

Além de arcebispo em St Andrews e Edimburgo (Escócia) desde 1985, o cardeal britânico, nascido em Ballycastle (Irlanda do Norte), é presidente da Conferência de Bispos da Escócia. No mês passado, O'Brien renunciou a algumas das tarefas de primeira linha dentro da Igreja Católica escocesa devido a sua avançada idade e estava previsto que se retirasse no próximo mês.

O religioso se manifestou contra a proposta de legalizar o casamento entre homossexuais e a favor de que os sacerdotes possam se casar e constituir família, segundo manifestou na sexta-feira passada em entrevista à BBC.

As quatro testemunhas alegam terem sido vítimas de assédio sexual. A denúncia foi trazida à tona neste fim de semana pelo jornal inglês The Observer. Em entrevista ao diário, o ex-sacerdote relatou que O'Brien se aproveitava das orações noturnas para manter "contatos inapropriados".

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade