PUBLICIDADE

Papa Francisco

Cardeal britânico suspeito de conduta inapropriada renuncia

25 fev 2013 - 09h58
(atualizado às 10h03)
Compartilhar

O cardeal Keith O'Brien, chefe da Igreja Católica da Escócia, acusado de "conduta inapropriada" há 33 anos, apresentou sua renúncia e por isso não participará do conclave que escolherá o próximo Papa, anunciou nesta segunda-feira um comunicado.

"O Santo Padre, o Papa Bento XVI, aceitou em 18 de fevereiro a renúncia de sua eminência o Cardeal O'Brien do governo da Arquidiocese de Saint Andrews e Edimburgo", afirma um comunicado da Igreja Católica da Escócia.

Em novembro passado, Keith O'Brien havia anunciado que iria renunciar em março de 2013, ao completar 75 anos.

No entanto, "o Santo Padre decidiu que minha renúncia se torne efetiva hoje, 25 de fevereiro de 2013", declarou o cardeal em um comunicado.

"Levando em conta meus anos de ministério, agradeço a Deus por todo o bem que pude fazer. Por meus fracassos, peço perdão a todos os que ofendi", disse ele.

O cardeal de 74 anos é acusado por três padres e por um ex-religioso de "conduta inapropriada", segundo o jornal britânico The Observer.

O'Brien nega as acusações, que foram transmitidas a Roma uma semana antes da renúncia de Bento XVI, no dia 11 de fevereiro.

"Não viajarei ao Conclave", disse o cardeal.

"Não desejo que os meios de comunicação concentrem em minha pessoa em Roma, e sim no papa Bento XVI e em seu sucessor", acrescentou

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade