PUBLICIDADE

Papa Francisco

Cameron diz que Papa está equivocado sobre Ilhas Malvinas

O premiê britânico reagiu ao tomar conhecimento de declarações passadas do agora Papa argentino

15 mar 2013 - 14h52
(atualizado às 15h35)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>O papa Francisco disse, no passado, que os britânico usurparam das Malvinas</p>
O papa Francisco disse, no passado, que os britânico usurparam das Malvinas
Foto: Reuters

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, disse nesta sexta-feira que o papa Francisco estava errado ao dizer, no ano passado, que a Grã-Bretanha "usurpou" as Ilhas Malvinas da Argentina. A mídia argentina lembrou o que Jorge Bergoglio disse em uma missa no ano passado, para marcar o 30º aniversário da guerra entre os dois países. O então arcebispo bonaerense disse que o território havia sido "usurpado". Em 2010, ele foi citado dizendo que era "nosso".

Quando perguntado se concordava com o ex-arcebispo de Buenos Aires sobre a questão, Cameron afirmou, nesta sexta-feira, que "não concordo com ele, respeitosamente", acrescentando que os moradores das ilhas do Atlântico Sul deixaram claro em um referendo realizado no início desta semana que queriam permanecer sob o domínio britânico.

<p>No início da semana, em referendo, os moradores das malvinas disseram que querem continuar sob domínio britânico</p>
No início da semana, em referendo, os moradores das malvinas disseram que querem continuar sob domínio britânico
Foto: EFE

"Houve um referendo muito extraordinariamente claro nas Ilhas Malvinas", afirmou Cameron em entrevista coletiva em Bruxelas, onde foi participar de uma cúpula da União Europeia. "Isso é uma mensagem para todos no mundo que o povo destas ilhas escolheu muito claramente o futuro que eles querem. Essa escolha deve ser respeitada por todos."

A Argentina, 500 quilômetros a oeste das Malvinas, reivindicou o arquipélago do Atlântico Sul por quase 200 anos e em 1982 invadiu as ilhas apenas para ser repelida em uma guerra de 74 dias com a Grã-Bretanha. As disputas diplomáticas entre Londres e Buenos Aires têm aumentado nos últimos meses, com a Grã-Bretanha resistindo aos apelos da presidente da Argentina, Cristina Kirchner, de renegociar a soberania das ilhas.

"A fumaça branca sobre as Malvinas foi muito clara", disse Cameron, brincando com o sinal sobre a Capela Sistina que anuncia a eleição bem sucedida de um novo papa.

&amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;quot;http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/guerra-das-malvinas/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;quot;http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/guerra-das-malvinas/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;gt;
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade