PUBLICIDADE

Papa Francisco

Bergoglio, o novo papa que sofre pelo time de futebol do coração

13 mar 2013 - 22h04
(atualizado às 22h15)
Compartilhar

O novo papa, o argentino Jorge Bergoglio, não é alheio à paixão que seus compatriotas têm pelo futebol e é um fervoroso torcedor do San Lorenzo de Almagro, um time que paradoxalmente foi fundado por um sacerdote e cuja equipe é apelidada de "os santos de Boedo".

Foto de arquivo do cardeal argentino Jorge Bergoglio, eleito novo papa, com o logotipo do time de futebol San Lorenzo, do qual é torcedor. 13/03/2013
Foto de arquivo do cardeal argentino Jorge Bergoglio, eleito novo papa, com o logotipo do time de futebol San Lorenzo, do qual é torcedor. 13/03/2013
Foto: San Lorenzo / Reuters

O sacerdote recebeu seu cartão de sócio há cerca de quatro anos, quando fez uma missa em uma sede desportiva da instituição da capital argentina, que nesta quarta-feira enviou uma felicitação a seu filiado mais famoso.

O San Lorenzo, que tem fama de time sofrido e lutador, foi o primeiro dos cinco grandes clubes do futebol argentino a cair para a série B em 1982, uma tragédia que seus torcedores nunca digeriram.

"Numa oportunidade, ele (Bergoglio) nos disse que nascemos para sofrer, mas subsistimos sempre", disse à Reuters Oscar Lucchini, arquiteto torcedor do San Lorenzo que entregou pessoalmente o cartão de sócio ao agora novo papa.

O papa Francisco, nome escolhido por Bergoglio para o seu papado, teve uma relação próxima com o clube, segundo relatam seus torcedores, e viveu perto do bairro onde o San Lorenzo tem sua sede.

"Ele diz que sofre pelo San Lorenzo permanentemente", acrescentou.

(Reportagem de Alejandro Lifschitz)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade