PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Papa Francisco

Bento XVI descansa em seu primeiro dia como Papa Emérito

1 mar 2013 - 14h22
Compartilhar

"Paz e serenidade": o Papa Emérito Bento XVI passou suas primeiras 24 horas como ex-soberano pontífice vendo televisão e orando, depois de ter uma boa noite de sono, contou nesta sexta-feira o porta-voz da Santa Sé, um dia após a histórica renúncia de Joseph Ratzinger.

"Eu telefonei esta manhã para seu secretário, Monsenhor Georg Gänswein, para saber as novidades: ele me disse que Bento XVI estava relaxado, que tinha dormido muito bem e que o clima é de serenidade e paz", revelou o padre Federico Lombardi em coletiva de imprensa.

Na noite de quinta-feira, após deixar o papado, ele, que agora leva o nome de "Sua Santidade Bento XVI, Papa Emérito", "assistiu vários jornais na TV: ele ficou feliz em ver a bonita apresentação dos eventos emocionantes da tarde de ontem", comentou o padre jesuíta.

"Após o jantar, como tem o hábito de caminhar depois das refeições, ele deu alguns passos no Salão dos Suíços, que fica em frente ao lago de Albano, e depois se retirou para fazer suas preces e repousar", acrescentou.

"Hoje, assim como no Vaticano, ele se levantou às 7h da manhã para fazer a missa e recitar o breviário", contou. O ex-papa alemão também soube que recebera muitas mensagens de apoio.

O antigo pontífice de 85 anos, que é um amante da música, foi até o piano, revelou seu porta-voz: "Nestes últimos dias, em seu apartamento no Vaticano, ele tocava. Ontem ele não o fez pois queria assistir os jornais na televisão. Ele deve tocar mais ainda nestes próximos dias, o que mostra que ele está relaxado", afirmou Lombardi.

"O papa trouxe com ele gravações de músicas que ele gosta de ouvir quando ele não está tocando".

Ele também pegou diversos livros sobre a história da Igreja, ou livros de teologia, como "A estética da teologia", do teólogo Urs von Balthazar, um dos pensadores mais em voga no momento do Concílio Vaticano II (1962/65), livro que comprou no momento de sua partida.

Bento XVI, que é um homem metódico, pretende respeitar o hábito de uma breve caminhada por volta das 16h durante a qual ele recita o breviário.

O padre Lombardi mostrou um pequeno filme gravado no Centro de Televisão do Vaticano (CTV) mostrando o camerlengo Tarcisio Bertone, que administra o Vaticano enquanto aguarda as eleições do futuro papa, colocando os selos nos apartamentos pontificais.

Nesta cerimônia solene, que começa com uma oração, o antigo secretário de estado de Bento XVI, com o ar sério e emocionado, trazia a férula de São Pedro, espécie de bastão de veludo vermelho, símbolo da autoridade do camerlengo sobre a Santa Sé no momento da "vacância".

O selo da "trono vacante" - que mostra as chaves de São Pedro entrecruzadas - foi colocada em um laço vermelho lacrando a porta principal, fechada pelo cardeal Bertone com a ajuda de uma grande chave.

Um laço adesivo branco também foi colocado em cima da porta de um elevador interno, pelo qual o Papa descia de seu apartamento privado ao andar inferior, onde ele recebia seus hóspedes.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade