PUBLICIDADE

Papa Francisco

Anúncio de Bergoglio atrai curiosos à Catedral de Buenos Aires

13 mar 2013 - 19h07
(atualizado às 19h24)
Compartilhar
Exibir comentários

O anúncio do argentino Jorge Mario Bergoglio como novo papa da Igreja Católica, nesta quarta-feira, foi seguido de euforia em Buenos Aires. Diante da Catedral Metropolitana da capital argentina, cerca de 500 pessoas se reuniam após a oficialização de Bergoglio como papa Francisco.

Dentro da igreja lotada, fiéis se uniam para a realização de uma missa oficial – que já estava programada, independente da nacionalidade do novo papa. A movimentação atraía diversos curiosos, inclusive de outras religiões.

No interior da igreja portenha, fiéis fizeram uma oração, que foi encerrada com aplausos e gritos de “Francisco”. Entre os que foram ao local, o anúncio de um papa argentino foi recebido com um misto de surpresa, felicidade e até mesmo apreensão.

“Não acreditávamos que poderia ser um papa argentino”, afirmou Luis Aroprese. Sua mulher, Mercedes Cuña, afirmou temer por uma relação entre a Igreja Católica e o governo argentino, uma vez que Jorge Mario Bergoglio é um opositor de Cristina Kirchner.

“Estamos um pouco temerosos com o tipo de mudança que isso pode trazer ao país, e que reflexo isso pode ter na politica”, disse Mercedes.

Entre os freis dominicanos, a surpresa pelo novo pontífice era grande. Sebastián Cima, um deles, se disse “muito contente e muito surpreso”. A reação foi semelhante à de Gustavo Sánchez, da Arquidiocese de Buenos Aires.

“Espero que o fato de termos um papa argentino faça com que os fiéis voltem”, disse Sánchez, natural da província de Santiago del Estero, preocupado com a diminuição do número de católicos no país. “Que o fervor das pessoas que procuram a igreja siga e se consolide”, concordou Daniel Gordillo, frei da província de Catamarca, na fronteira com o Chile.

<a data-cke-saved-href=" http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/raio-x-vaticano/iframe.htm" href=" http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/raio-x-vaticano/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade