PUBLICIDADE

Papa Francisco

Renúncia do Papa dá esperanças à teologia da libertação, diz Boff

O brasileiro Leonardo Boff é uma das principais figuras da corrente religiosa

12 fev 2013 - 14h22
(atualizado em 13/2/2013 às 12h26)
Compartilhar
Exibir comentários
Leonardo Boff em imagem de arquivo de 2007
Leonardo Boff em imagem de arquivo de 2007
Foto: AFP

Os representantes da teologia da libertação, a corrente progressista da igreja latino-americana incompatível com o Vaticano, celebraram a renúncia de um de seus antigos inimigos, o papa Bento XVI, e manifestaram esperança de que Roma se comprometa mais com os pobres e viva uma abertura.

"Esperamos que outro Papa crie uma atmosfera mais aberta, que os cristãos possam dialogar com a cultura moderna sem as tantas suspeitas e críticas", disse o teólogo brasileiro Leonardo Boff em entrevista ao canal venezuelano Telesur.

Boff, uma das figuras centrais da teologia da libertação e que foi aluno do Papa quando ele era o cardeal Joseph Ratzinger, comentou que Bento XVI é uma figura "muito controversa e complexa". O estilo com que o Papa administrou a igreja nos últimos seis anos, que o brasileiro definiu como "burocrático" e "duro", "fez com que muitos não sintam mais a Igreja como um lar espiritual".

A teologia da libertação surgiu na América Latina depois do concílio Vaticano II (1962-1965) e estimulou a "opção preferencial pelos pobres", com um compromisso por sua emancipação social e política.

Esta postura, que em um determinado momento entusiasmou o Papa Paulo VI, não contou com a simpatia de João Paulo II e foi desautorizada e perseguida pelo próprio Ratzinger quando prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, a antiga Santa Inquisição.

Boff, que deixou a batina em 1992 em meio a fortes divergências com o Vaticano, elogiou Bento XVI por tomar uma decisão que nenhum pontífice havia tomado em 600 anos. No entanto, afirmou à AFP que o pontífice "carrega um fardo negativo muito grande na história da teologia cristã. Entrará para a história como um Papa inimigo da inteligência dos pobres e de seus aliados".

Em El Salvador, a comunidade jesuíta, ligada à teologia da libertação, elogiou a renúncia do Papa como um "ato de responsabilidade", mas criticou o fato de não ter avançado com o processo de beatificação do arcebispo salvadorenho Oscar Romero, emblemático defensor dos pobres e oprimidos. José María Tojeira, diretor pastoral na jesuíta Universidade Centroamericana (UCA) de San Salvador, lamentou "a dívida" que Bento XVI deixa com a comunidade católica salvadorenha.

Romero foi assassinado em março de 1980 pelos esquadrões da ultradireita, em resposta a seus constantes pedidos de mais justiça social e respeito pelos direitos humanos, em aberto desafio ao poder político e militar da oligarquia salvadorenha. No mesmo ano explodiu uma guerra civil que durou 12 anos e na qual os seguidores da teologia da libertação estiveram claramente identificados com as forças da insurgência, em aberto confronto com o Vaticano.

A controvérsia prosseguiu após o fim da guerra: Jon Sobrino, jesuíta de origem espanhola e um dos teólogos mais próximos ao arcebispo Romero, foi punido pelo Vaticano em março de 2007 em uma resolução aprovada por Bento XVI, que o proíbe de dar aulas em instituições católicas. A punição, segundo a versão oficial, foi motivada por algumas obras de Sobrino nas quais, segundo o Vaticano, enfatizou o caráter humano de Jesus Cristo e ocultou sua natureza divina.

O poeta e sacerdote Ernesto Cardenal, 88 anos, destacada figura da teologia da libertação na Nicarágua, não avaliou o legado de Bento XVI, mas disse que estava feliz com a renúncia. Durante a primeira visita do falecido papa João Paulo II a Nicarágua, em 1983, Cardenal era ministro da Cultura no primeiro governo do presidente Daniel Ortega, desobedecendo uma ordem do Vaticano que pedia aos padres que separassem a militância política no sandinismo. Na ocasião, João Paulo II advertiu Cardenal diante das câmeras em uma imagem que rodou o mundo.

<a data-cke-saved-href=" http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/renuncia-papa/iframe.htm" href=" http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/renuncia-papa/iframe.htm">veja o infográfico</a>
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade