PUBLICIDADE

Europa

Remoção de obra de 'artista guerrilheiro' provoca disputa

Obra havia sido colocada na manhã de domingo, em Bristol, mas foi retirada horas depois

16 abr 2014 - 13h11
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: BBC

Câmeras de segurança flagraram o artista britânico Banksy em ação na manhã de domingo.

Vestido de operário, Banksy e um ajudante fixaram a mais nova obra do artista guerrilheiro em um muro perto de um clube de boxe em Bristol, na Inglaterra.

No entanto, horas depois a instalação Phone Lovers foi transferida para dentro do clube para "evitar atos de vandalismo" - o que despertou uma polêmica na cidade.

O diretor Denis Stinchcombe disse à BBC que pretende vender a obra e arrecadar fundos para o local. O clube passa por dificuldades financeiras e precisa levantar ao menos 120 mil libras (R$ 450 mil) para continuar funcionando.

"Foi um presente de Banksy", diz ele, que usou um pé-de-cabra para remover a obra.

Foto: AP

"Acho que ele deixou isso lá fora para fazermos alguma coisa e é isso que estou fazendo", acrescentou Stinchcombe.

Mas o prefeito de Bristol, George Ferguson, pediu que a obra seja devolvida a sua parede original, alegando que a remoção pode ser vista como "um roubo" e vai "contra o espírito de Banksy e da arte de rua".

"Ele (Stinchcombe) tem de fazer seu trabalho de sustentar seu clube, mas não acho que esteja correto e peço que devolva (a obra)", disse o prefeito.

Em meio à polêmica, o grafite - que mostra um casal se abraçando ao mesmo tempo em que checa seus celulares - pode ser visto pelo público em troca de uma pequena doação para o clube.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade